Esse blog foi utilizado por mim durante minha trajetória no Pead e ao longo do tempo farei alguns registros do meu trabalho enquanto bibliotecária da Escola Betinho em Alvorada
junho 20, 2008
abaixo!Vale à pena!
junho 18, 2008
Relatório do Plano de Estudos
Esse foi um dos motivos que resolvi criar um paln de estudos, para o aperfeiçoamento do uso de novas ferramentas tecnológicas e acessórios no meu blog.
A primeira situação foi quando visitei o blog da minha colega Luciana Dias e percebi que uma de suas postagens trazia várias fotos uma ao lado da outra, em tamanho menor.Compareci ao pólo e solicitei a ajuda da tutora Vanessa.Prontamente atendida começamoa a trabalhar nas minhas fotos. Relato então o passo a passo do processo de organização das fotos: primeiro abre-se o programa Paint;cola-se a foto desejada, previamente salva no computador ou cd;Diminui-se o tamanho na opção formatar, inclinar/alongar;procura-se então outra foto,faz-se novamente o mesmo processo, colando-a ao lado da foto anterior.Assim cola-se quantas fotos quiser e salva-se na opção salvar como, como uma única imagem.Depois é só inserir na postagem do blog.
Conversando com alguns colegas aprendi que para realmente mudar a aparência do blog é necessário,no painel do mesmo, depois de ter feito login,colocar na configuração a opção layout.De acordo comessa configuração podemos escolher um modelo e mudar totalmente sua aparência, através das cores.
Após visitar blog da minha colega Maria Gabriela, fiquei curiosa em saber como havia inserido um mini mural de recados.Entrei pelo dela,no site trocapop.com e em adicionar um elemnto à página HTML/JAVASCRIPT, inseri no meu blog também.
Após intensas pesquisas no site http://www.google.com.br/, descobri como inserirum vídeo do You Tube.E não só coloquei esse vídeo, como criei nesse mesmo site , um vídeo do priemeiro passeio de bicicleta do meu filho, sem rodinhas.
Ainda com a utilização do site Google descobri ouitros sites que continham acessórios para blog.No maisblog.com encontrei relógio, calendário e na mesma opção adiconar um elemento à página, HTML/JAVASCRIPT, adicionei esses dois acessórios ao meu blog.
Nessa mesma opção em slide, consegui inserir no layout um slide com fotos de paisagens naturais.
Em seguida, ao ler os mails da lista descobri como colocar uma lista com os meus marcadores, na minha página.
Visitando o blog do meu colega Glauber, descobri o site http://www.iradio.com.br/ , e inseri uma rádio que tem programa ao vivo durante todo o dia, no meu blog.
E as minhas recentes descobertas foram a lista de links dos meus sites, inseridos já e a mudança do meu crusor.Esse último contei a ajuda da minha colega Lucienne Sobotik e do site maisblog.com .
Coloquei no meu plano de estudos, o prazo de um semestre, e apesar da professora Beatriz achar que foi um tempo muito prolongado, consegui realizar mudanças significativas antes do término desse prazo.
Há alguns dias atrás fui ao pólo pra auxiliar algumas colegas que estavam com dificuldades.
Durante toda essa minha caminhada solicitei aos colegas, professores e tutores, comentários no meu blog ou wiki, avaliando essas mudanças.Mas poucos atenderam ao meu pedido. E mesmo com esses poucos comentários, avalio de forma bastante positiva as mudanças na minha aprendizagem com o uso das ferramentas tecnológicas e acessórios para blog. Acredito que tive um bom desempenho nesse meu plano de estudos, pois antes eu sabia só o que era básico de uma postagem no mesmo.
junho 07, 2008
Perguntar não ofende, pô!
E como "Santo de casa não faz milagre" , minhas explicações não o convenceram, ao passo que decidiu perguntar para sua professora.E mesmo tendo recebido as mesmas respostas, nela ele acreditou!
junho 04, 2008
Descobertas!!!!



maio 11, 2008
Auto avaliação do meu plano de estudos
Após intensas pesquisas no google, visita aos blogs dos colegas consegui dar um novo visual no layout do meu blog. Fiz algumas tentativas frustrantes de acrescentar alguns elementos novos, com, por exemplo, um cursor personalizado que ainda não descobri como fazê-lo. Mas dentre essas tentativas frustrantes consegui colocar: um contador de visitas, uma rádio, uma apresentação de slides com paisagens e a lista dos meus marcadores. Confesso que não foi fácil, mas eu estou muito feliz com meu progresso! Ainda não recebi nenhum comentário de colegas nem de tutoras, mas a minha avaliação sobre os meus objetivos no plano de estudos, já é positiva. Hoje fiz uma visita às minhas postagens anteriores, desde o início do curso até as postagens mais recentes, e é visível a diferença entre elas e até no layot do meu blog até o presente momento.Aguardo a visita e os comentários dos meus colegas e tutoras para ter esta certeza!
abril 19, 2008
Plano de estudos.
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Pólo Alvorada – Semestre I 2008
Representação do mundo pelas Ciências Naturais
Professor José Francisco Flores
Módulo I-As percepções e representações da natureza
Lidiane Dias Tubino
Após serem divididos em grupos os alunos deveriam:
-Realizar os desenhos individualmente, sem espiar ou copiar dos demais colegas;
-Observar os desenhos dos colegas do grupo, discutir o que observaram.
- Organizar um relatório contendo: quais foram os desenhos mais difíceis de realizar; quais os desenhos ficaram mais semelhantes; e quais foram os desenhos mais diferentes.
Inicialmente é válido salientar que essa atividade trabalhou a concentração dos alunos.
Algumas crianças acharam difícil, sendo que algumas não conseguiram cumprir a regra de não olhar para o trabalho dos colegas.
Desafio:
Como esta atividade pode auxiliar na introdução de temas científicos a serem estudados pelas crianças?
De acordo com leituras feitas, acredito que essa atividade pode auxiliar no sentido de observarmos e avaliarmos que conhecimentos prévios os alunos trazem dos assuntos a serem trabalhados.Pois podemos através dos conhecimentos prévios, problematizar os conteúdos de ciências e desafiar os alunos na discussão dos conceitos científicos.
março 29, 2008
Análise do portfólio
Durante o segundo semestre de 2007, trabalhamos muito na construção do portfólio de aprendizagem. Através dele foi possível analisar com clareza as mudanças na prática de ensino, os avanços alcançados por cada um de nós.
Eu particularmente gostei muito de realizar essa atividade por que ao final dela deu pra perceber exatamante as mudanças ocorridas em mim enquanto profissiol, aluna e colega do pead.Vale salientar que desde que ingressei neste curso, as mudanças estão sendo constantes, tanto na minha profissional quanto na minha vida pessoal.Isso porque diante de tantos desafios e obstáculos, fico radiante em perceber, através das minhas ações e atividades realizadas, o quanto sou capaz de enfrentá-los e o quanto cresci com eles.
Com relação ao meu portfólio final, acho deixei claro as minhas angústias e dificuldades com a tecnologia, e também os avanços que já realizei desde o início do curso até agora nesse aspecto. Já busco outras ferramentas tecnológicas para representar e apresentar melhor os relatórios das atividades realizadas, por exemplo, na minha sala de aula.
março 21, 2008
Reinício das atividades no Pead!
fevereiro 21, 2008
janeiro 20, 2008
janeiro 08, 2008
dezembro 29, 2007
dezembro 23, 2007
É tempo de louvar!
dezembro 16, 2007
Fábrica de brinquedos!
dezembro 15, 2007
Natal Informático
Natal Informático
dezembro 05, 2007
Atividade com os alunos!Oba, música!
Este projeto foi realizado com uma turma de 4ª série, cuja faixa etária é de 10 a 13 anos, com 43 alunos. Teve duração de dois dias, em função da semana de avaliação dos alunos.
No primeiro dia foi colocada no quadro a letra da música: “Samba do Arnesto”, de Adoniran Barbosa e Alocin.
Enquanto os alunos copiavam, o seu primeiro contato com a música, ouviam-se comentários de surpresa quanto aos erros ortográficos e de concordância que iam aparecendo.
Algumas palavras como “nóis”, “veis” e “se importa”, para algumas crianças lhe soaram bem aos ouvidos, pois é de uso comum nos seus vocabulários.Após os alunos sugeriram que tinham que arrumar a letra da música.E divididos em grupo de cinco componentes, o fizeram.
Leram ao grande grupo suas arrumações.Até esse momento os alunos tinham tido contato apenas com a letra sem saber que se tratava de uma música.
Quando questionados o que o texto lhes sugeria, afirmaram em sua maioria, que se tratava de uma discussão entre amigos. Nenhum aluno da turma conhecia essa música.
No segundo dia, foi então dito aos alunos que aquele texto era a letra de uma música popular brasileira. Contamos a historia do livro (capítulos 1, a casa da tia Ciata, e 5,Meu dono Adoniran).
Mesmo tendo contado a história somente destes capítulos, mostramos todo o livro e falamos resumidamente do que se tratava.
Apresentamos então para os alunos o cd e sugerimos que cantassem “O samba do Arnesto”.
Em seguida foram feitas algumas perguntas oralmente:
a)Que tipo de músicas vocês escutam?
Surgiram Funk, Hip Hop.Rap e Pagode.Cada um desses estilos foi marcado pela turma através de batidas na mesa, palmas e ruídos com a boca.
b)Todas as músicas são iguais?
Foram unânimes em dizer que não. Ao serem questionados do por que, relataram seguramente que cada música tem seu ritmo.
c) Mas o que é ritmo?
Respostas que surgiram:- é o tipo de som da música;
- é a combinação da batida com a letra da música.
Durante a discussão os alunos chegaram à conclusão que pra se criar um ritmo é necessário primeiro elaborar ou conhecer a letra da mesma (como não tínhamos certeza das respostas, não levamos adiante os questionamentos sobre letra e ritmo, prometemos que retornaremos com a resposta precisa).
Cantamos músicas com ritmos diferentes, que faziam parte dos seus cotidianos. Dentre elas um pagode sugerido por Maria Luíza, do Exaltasamba. Ela foi acompanhada por colegas que se arriscaram até mesmo a fazer o ritmo com batidas na mesa. Por sugestão do aluno Alex, ele e o colega Adriano, marcaram com ruídos da boca o ritmo do Hip Hop.Cantaram, ainda um Funk e marcaram o ritmo com palmas.
Ao final foram questionados se nós podemos ouvir qualquer estilo em qualquer lugar. Alguns não viram o menor problema, demonstrando gostar de determinada música por que ouve no rádio e não prestou atenção na letra. Não sabiam o que queria dizer e nem o que os estilos de roupas de determinados artistas queriam insinuar.
Nesse momento percebemos que o relato dos alunos vinha de encontro com a última atividade em que foi observada a influência da mídia na escolha das músicas que ouvimos o dia todo.
Um dos alunos relata que no Rio de Janeiro, a Funkeira Tati Quebra Barraco, freqüenta os bailes funks e realiza seus shows de mini-saia sem calcinha. Mas não é por mal é só por que ela se sente mais à vontade.
Outros já acreditam que para cada tipo de evento e público tem um estilo de música.
A seguir fizemos o passo, mas os alunos ficaram um pouco envergonhados e nem todos participaram (mas também, não tínhamos feito isso antes).Utilizamos então o passo com o samba do Arnesto
dezembro 03, 2007
Semana da Consciência Negra



A aula foi muito rica, e percebo que a cada atividade diferenciada que faço com turma em sala de aula, num primeiro momento deixa-os confusos, pois relatam antes de ficar à vontade com a mesma, que aquilo não parece aula. Para as crianças tudo o que envolve música ou brincadeira, não é aula. Quando começam a ficar mais entrosados com as atividades é posível perceber através da expressão dos seus rostinhos, a satisfação em estar participando de tal atividade.
Nessa atividade consegui unir a literatura, através da contação de história, artes com a confecção do ganzá, ludicidade com a brincadeira Escravos de Jó , e música marcando o ritmo da brincadeira. Gostei muito de realizar essa atividade principalmente por conseguir utilizar quase todas as interdisciplinas deste semestre.
novembro 29, 2007
Final do ano letivo


novembro 23, 2007
Aula presencial de literatura e teatro!
novembro 17, 2007
Relatos de Experiências


novembro 15, 2007
Falando em sonhos!!!
~*Histórias Infantis*~
Contos de Fadas!!! Reflexão partindo da atividade!

Gostaria de apontar como atividade muito positiva para a minha prática docente, enquanto bibliotecária, a última atividade realizada pelo meu grupo de trabalho sobre os contos de fadas. Nesta atividade aponto uma reflexão minha sobre as contações de histórias realizadas por mim na escola em que trabalho.Dentre elas, o que se refere a maneira como as histórias são escolhidas por mim e minha colega paralela, para a realização da hora do conto. Um outro ponto de reflexão que acho bem importante é com relação as novas versões dos clássicos infantis, do qual a autora Ana Maria Machado me fez refletir em seu livro "Os clássicos universais desde cedo", no qual apresenta um outro olhar a essas obras da literatura infantil. E através desta reflexão começo a perceber mudanças na minha prática enquanto bibliotecária da escola.Coloco abaixo então o trabalho realizado pelo meu grupo do Pead:
Grupo: Antonio João Martins, Jurema da Silva Oliveira, Lidiane Dias Tubino, Roselana Rodrigues da Silva e Sandra Bartikoski de Rocha.
Questões.
1. Qual a relação que se pode estabelecer entre autoria individual e os Contos de Fadas?
A autora mostra-se contra a essas adaptações, ou novas versões para os Contos de Fadas, uma vez que acontecem sem o conhecimento real que levaram a construção de tal história.Assim os autores adaptam suas versões arrogantemente às situações julgadas por cada um individualmente. Ainda atribui essas interferências à uma atitude de ignorância. 4. A partir da sua experiência docente, aponte como tem sido para você trabalhar com os contos de fadas na sala de aula.
" Utilizei já, duas dessas versões como forma de desmistificar o medo que as crianças do Lobo Mau, e também, ao trabalhar com filme: Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho, queria mostrar para as crianças que quando ouvimos um relato de um acontecimento ou um fato, devemos primeiro ouvir as manifestações das pessoas envolvidas para sabermos realmente a verdade. Mas acho que à partir de hoje , preciso rever meus conceitos, pois não me sinto no direito de interferir na criação dos verdadeiros autores

Lidiane Dias Tubino
Todos concordam que a utilização de recursos visuais e a forma de contar histórias influenciam sim na motivação das crianças em executá-las. A literatura é de fundamental importância para a formação do sujeito, do aluno leitor. Através da leitura e da contação de histórias, entre tantos outros motivos, as crianças ampliam seu vocabulário, escrevem e expressam-se com maior clareza. Além os livros podem ser grandes amigos, companheiros.
novembro 13, 2007
6ª Bienal do Mercosul!
novembro 11, 2007
Brincar e brincar!

Após assistir a entrevista da professora Tânia Fortuna, gostaria de relacionar alguns comentários que considerei importantes e desafiadores.
"Quando crianças trabalhamos brincando, e quando adultos, brincamos enquanto trabalhamos."
"Todas as pessoas deveriam conciliar o divertir-se com o trabalhar.Nada é mais sério do que brincar."
"A brincadeira nos conecta com o mundo."
"Aula lúdica - clima de desafio, surpresa.Contribui para a aprendizagem plena"
"Quando adolescente fica desqualificado brincar..."
Brincar é construção social.Através do brincar a criança demonstra a realidade em que vive.Ao mesmo tempo em que brincando pode esquecer-se da crueldade e infelicidade do mundo que a cerca.Brincar possibilita a quem vivencia, momentos de encontro consigo e com o outro. Integra ação, o pensamento e sentimento.A imaginação desafia a busca para solução de problemas pela vivência dos papéis assumidos."
Jogo - regras mais visíveis.
Brincar - mais livre, espontâneo.

novembro 03, 2007
Comentários da nossa Feira do livro!!!!
novembro 02, 2007
Falando em Literatura...
Doze homens e uma sentença!!!
