dezembro 05, 2007

Atividade com os alunos!Oba, música!

Gostaria de colocar essa atividade realizada com os alunos na íntegra mas não consegui colocar a gravação de áudio. Foi através do trabalho de música sobre a história da música popular brasileira para crianças que registrei momentos incríveis com alunos em sala de aula. A colega Sandra me auxiliou na realização dessa atividade.


Este projeto foi realizado com uma turma de 4ª série, cuja faixa etária é de 10 a 13 anos, com 43 alunos. Teve duração de dois dias, em função da semana de avaliação dos alunos.


No primeiro dia foi colocada no quadro a letra da música: “Samba do Arnesto”, de Adoniran Barbosa e Alocin.
Enquanto os alunos copiavam, o seu primeiro contato com a música, ouviam-se comentários de surpresa quanto aos erros ortográficos e de concordância que iam aparecendo.
Algumas palavras como “nóis”, “veis” e “se importa”, para algumas crianças lhe soaram bem aos ouvidos, pois é de uso comum nos seus vocabulários.Após os alunos sugeriram que tinham que arrumar a letra da música.E divididos em grupo de cinco componentes, o fizeram
.

Leram ao grande grupo suas arrumações.Até esse momento os alunos tinham tido contato apenas com a letra sem saber que se tratava de uma música.

Quando questionados o que o texto lhes sugeria, afirmaram em sua maioria, que se tratava de uma discussão entre amigos. Nenhum aluno da turma conhecia essa música.
No segundo dia, foi então dito aos alunos que aquele texto era a letra de uma música popular brasileira. Contamos a historia do livro (capítulos 1, a casa da tia Ciata, e 5,Meu dono Adoniran).
Mesmo tendo contado a história somente destes capítulos, mostramos todo o livro e falamos resumidamente do que se tratava.
Apresentamos então para os alunos o cd e sugerimos que cantassem “O samba do Arnesto”.
Em seguida foram feitas algumas perguntas oralmente:

a)Que tipo de músicas vocês escutam?
Surgiram Funk, Hip Hop.Rap e Pagode.Cada um desses estilos foi marcado pela turma através de batidas na mesa, palmas e ruídos com a boca.

b)Todas as músicas são iguais?
Foram unânimes em dizer que não. Ao serem questionados do por que, relataram seguramente que cada música tem seu ritmo.

c) Mas o que é ritmo?
Respostas que surgiram:- é o tipo de som da música;
- é a combinação da batida com a letra da música.

Durante a discussão os alunos chegaram à conclusão que pra se criar um ritmo é necessário primeiro elaborar ou conhecer a letra da mesma (como não tínhamos certeza das respostas, não levamos adiante os questionamentos sobre letra e ritmo, prometemos que retornaremos com a resposta precisa).
Cantamos músicas com ritmos diferentes, que faziam parte dos seus cotidianos. Dentre elas um pagode sugerido por Maria Luíza, do Exaltasamba. Ela foi acompanhada por colegas que se arriscaram até mesmo a fazer o ritmo com batidas na mesa. Por sugestão do aluno Alex, ele e o colega Adriano, marcaram com ruídos da boca o ritmo do Hip Hop.Cantaram, ainda um Funk e marcaram o ritmo com palmas.
Ao final foram questionados se nós podemos ouvir qualquer estilo em qualquer lugar. Alguns não viram o menor problema, demonstrando gostar de determinada música por que ouve no rádio e não prestou atenção na letra. Não sabiam o que queria dizer e nem o que os estilos de roupas de determinados artistas queriam insinuar.
Nesse momento percebemos que o relato dos alunos vinha de encontro com a última atividade em que foi observada a influência da mídia na escolha das músicas que ouvimos o dia todo.
Um dos alunos relata que no Rio de Janeiro, a Funkeira Tati Quebra Barraco, freqüenta os bailes funks e realiza seus shows de mini-saia sem calcinha. Mas não é por mal é só por que ela se sente mais à vontade.
Outros já acreditam que para cada tipo de evento e público tem um estilo de música.
A seguir fizemos o passo, mas os alunos ficaram um pouco envergonhados e nem todos participaram (mas também, não tínhamos feito isso antes).Utilizamos então o passo com o samba do Arnesto
.









E por fim colocaram seus ritmos na letra do samba que tinham feito suas correções.(por sugestão da turma).
Clique aqui para ouvir a gravação dos alunos cantando suas versões do Samba do Arnesto.

Nenhum comentário: