junho 07, 2008

Perguntar não ofende, pô!

Estive conferindo as novas atividades do seminário integrador, página do Wiki, e tomei liberdade de copiar o vídeo que lá está para ilustrar as novas propostas.Realmente as professoras Bea e Íris foram muito felizes na escolha deste vídeo, por isso postei também no meu blog. Este vídeo representa as dúvidas e algumas das perguntas que crianças fazem. Sua cabecinhas em determinadas fases de suas vidas parecem dar nós.Até mesmo nós adultos,às vezes, temos dúvidas que parecem não terem uma explicação.Meu filho está em processo de alfabetização e nesses últimos dias fez duas perguntas que demonstraram o verdadeiro conflito vivido por ele e por várias crianças nessa etapa de vida:1) Se o "H" só tem som com as vogais, então ele é vogal também? 2) Por que escrevemos palavras com "Ç" se essa letra não tem no alfabeto?
E como "Santo de casa não faz milagre" , minhas explicações não o convenceram, ao passo que decidiu perguntar para sua professora.E mesmo tendo recebido as mesmas respostas, nela ele acreditou!

Um comentário:

Beatriz disse...

Que responsa a nossa como professores não? Essa confiança na figura de autoriddae de saber do professor é muito forte nessa etapa da vida da criança. Por sso, temos que ter cuidado para fortalecer a tal ponto que ele passa a não acreditar nele nem se dá o direito da dúvida. Isso é mortal!!
Um abração
Bea