junho 18, 2008

Relatório do Plano de Estudos

Desde o final do segundo semestre de 2007 que admiro a aparência dos blogs dos meus colegas.Alguns "brincam" com as cores nos seus diários e utilizam acessórios muito interessantes que fazem a diferença.
Esse foi um dos motivos que resolvi criar um paln de estudos, para o aperfeiçoamento do uso de novas ferramentas tecnológicas e acessórios no meu blog.
A primeira situação foi quando visitei o blog da minha colega Luciana Dias e percebi que uma de suas postagens trazia várias fotos uma ao lado da outra, em tamanho menor.Compareci ao pólo e solicitei a ajuda da tutora Vanessa.Prontamente atendida começamoa a trabalhar nas minhas fotos. Relato então o passo a passo do processo de organização das fotos: primeiro abre-se o programa Paint;cola-se a foto desejada, previamente salva no computador ou cd;Diminui-se o tamanho na opção formatar, inclinar/alongar;procura-se então outra foto,faz-se novamente o mesmo processo, colando-a ao lado da foto anterior.Assim cola-se quantas fotos quiser e salva-se na opção salvar como, como uma única imagem.Depois é só inserir na postagem do blog.
Conversando com alguns colegas aprendi que para realmente mudar a aparência do blog é necessário,no painel do mesmo, depois de ter feito login,colocar na configuração a opção layout.De acordo comessa configuração podemos escolher um modelo e mudar totalmente sua aparência, através das cores.
Após visitar blog da minha colega Maria Gabriela, fiquei curiosa em saber como havia inserido um mini mural de recados.Entrei pelo dela,no site trocapop.com e em adicionar um elemnto à página HTML/JAVASCRIPT, inseri no meu blog também.
Após intensas pesquisas no site http://www.google.com.br/, descobri como inserirum vídeo do You Tube.E não só coloquei esse vídeo, como criei nesse mesmo site , um vídeo do priemeiro passeio de bicicleta do meu filho, sem rodinhas.
Ainda com a utilização do site Google descobri ouitros sites que continham acessórios para blog.No maisblog.com encontrei relógio, calendário e na mesma opção adiconar um elemento à página, HTML/JAVASCRIPT, adicionei esses dois acessórios ao meu blog.
Nessa mesma opção em slide, consegui inserir no layout um slide com fotos de paisagens naturais.
Em seguida, ao ler os mails da lista descobri como colocar uma lista com os meus marcadores, na minha página.
Visitando o blog do meu colega Glauber, descobri o site http://www.iradio.com.br/ , e inseri uma rádio que tem programa ao vivo durante todo o dia, no meu blog.
E as minhas recentes descobertas foram a lista de links dos meus sites, inseridos já e a mudança do meu crusor.Esse último contei a ajuda da minha colega Lucienne Sobotik e do site maisblog.com .
Coloquei no meu plano de estudos, o prazo de um semestre, e apesar da professora Beatriz achar que foi um tempo muito prolongado, consegui realizar mudanças significativas antes do término desse prazo.
Há alguns dias atrás fui ao pólo pra auxiliar algumas colegas que estavam com dificuldades.
Durante toda essa minha caminhada solicitei aos colegas, professores e tutores, comentários no meu blog ou wiki, avaliando essas mudanças.Mas poucos atenderam ao meu pedido. E mesmo com esses poucos comentários, avalio de forma bastante positiva as mudanças na minha aprendizagem com o uso das ferramentas tecnológicas e acessórios para blog. Acredito que tive um bom desempenho nesse meu plano de estudos, pois antes eu sabia só o que era básico de uma postagem no mesmo.

Um comentário:

Beatriz disse...

Oi Lidiane querida, trabalhastes muito!!Trabalhar sozinha é bem mais difícil mas, em compensação, é um exercício excelente de autonomia. Com certeza, se aprende mais qdo se quebra a cabeça para resolver um problema que a gente se coloca. O mais importante é a flexibilidade para ir redirecionando o problema e os trabalhos em função das descobertas. Com isso, confirmas a necessidade de se respeitar problemas e interesses dos alunos não achas?
No próximo semestre, se quiseres, ainda podes continuar nesse teu PIE pois não concluistes como querias.
Teu PIE teve um excelente nível. Um abração
Bea