maio 02, 2010

Semana da Educação em Alvorada



Nos dias 29/04 e 30/04 partcipei de quatro palestras de formação oferecidas pela SMED. Sabemos da importância dessas formações para nós professores e nos sentimos privilegiados em ter acesso a isso aqui em Alvorada.
Dentre as palestras que participei gostaria de relatar um pouco de duas delas que, na minha opinião foram ministradas de forma clara por parte dosa palestrantes e com muito domínio sobre o assunto.
Avaliação: Patrícia Eltz
Na concepção da palestrante de acordo com suas pesquisas e experiências profissionais, a avaliação serve:
Para o professor, como um instrumento utilizado para rever procedimentos aplicados e replanejar o trabalho quando necessário;
Para o aluno, permite a percepção das dificuldades e avanços.
É vista como um instrumento para auxiliar na aprendizagem do aluno;
Permite promover ensino de qualidade;
É ela que indica tropeços e qualidades , onde é preciso investir ais e onde pode caminhar com segurança;
Mostra quais conteúdos estão com mais dificuldades, quais precisam ser revistos;
Identifica áreas a serem priorizadas na capacitação dos professores em serviço;
Sem a avalição não saberíamos se nossos objetivos estão sendo atingidos.
A avaliação pode ter três funções básicas: a função somativa, diagnóstica e formativa.Essas três funções são interdependentes e complementares.
A avaliação então é o ponto de partida e chegada de todo o trabalho pedagógico.
E contudo, não podemos esquecer que toda e qualquer avaliação requer observação do aluno e anotações sobre ela.
O assunto é extenso e complexo e dentre as anotações que fiz e o que me chamou atenção em concordância esses foram os pontos principais da palestra.
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Violência na escola e da escola - Scheila Mara Fogaça
Os jogos de poder na escola sempre existiram. Mas hoje estão modificados.Hoje a falta de paciência das pessoas agrava essa situação.
Dentro da escola a formação de bondes e gangues crescem diariamente. E algumas atitudes do professor, ao invés de de serem duras, acabam se tornandoum prêmio, como mandá-los sair da sala de aula.
As famílias por sua vez, defendem cada vez seus filhos, custe o que custar.As atitudes das crianças devem ser modificadas de pequenos. Os pais estão dando muita liberdade para os filhos.As crianças devem conhecer a palavra "não".
Nas escolas o professor não é mais o exemplo, os exemplos para crianças e adolescentes estão do lado de fora.
Os papéis se inverteram, a mídia, a T.V. estão mais voltados para crianças e adolescentes consumistas.O aluno mais desafiador acaba sendo o exemplo para mais uns três alunos, que começam a repetir essas atitudes desafiantes.
Não adianta um professor impor limites aos alunos e outros professores não cobrarem, serem muito permissíveis.
Os meios de comunicação exercem grande influência sobre os nossos alunos, sobre as crianças.
O que leva a atitudes violentas na escola:
A falta de apoio(por parte dos colegas professores);
As questões jurídicas;
O stress dos professores;
O conflito de gerações.
Existe um programa chamado Programa Educar para a Paz que compreende as seguintes etapas:
Conhecimento da realidade
Conscientização e compromisso.
Investigação da realidade escolar.
Esse Programa pode ser consultado na internet, mas não peguei o site.

Um comentário:

Beatriz disse...

Oi Lide, dois assuntos realmente palpitantes e atuais na escola. E ai? Como pensarias em atuar frente a eles? Que tipo de teoria ou prática que o curso vem , ao longo do tempo, tentando que vocês desenvolvam, serviria para trabalhar melhor a avaliação e a violência? está faltando sempre a questão: E eu, como aluna do curso e professora de escola pública o que acho disso? Aprendi formas diferentes de pensar e agir? tenho tentado mudanças ou continuo igual a todo o mundo?
Um abração
Bea