maio 08, 2010

Inclusão digital na sala de aula

Depois de quase um mês, pudemos trabalhar no ambiente informatizado juntos.Criamos um blog para a turma http://turma45betinho.blogspot.com/
e blogs em duplas para que possamos registrar etapas importantes do processo de aprendizagem ao longo do ano letivo.Apesar de alguns transtornos a atividade para os alunos além de diferente, me pareceu motivadora.Essas atividades relacionadas com a tecnologia, costumam causar um pouco de agitação por parte dos alunos, pois todos solicitam auxílio ao mesmo tempo.Por vezes eu e o monitor, não damos conta de atendê-los, temos que parar um pouco e fazê-los voltar à calma.O interessante é o que aqueles que dominam a tecnologia auxliam outros colegas, o que facilita.


Ao longo do curso PEAD, contamos com a intersciplina de Seminário Integrador, que tinha por objetivo, penso eu, formar professores inovadores que levassem para a educação a Inclusão digital.Essa interdisciplina então mostrou que é posspivel sim levar para a sala de aula a tecnologia relacionando-a com a prática docente.E assim criamos nossos blogs enquanto alunos, e como forma de testar essa inovação na educação, tive a iniciativa de criar blogs com meus alunos.Neles faremos, assim como no PEAD, o registro das etapas importantes de aprendizagens dos alunos.Esses têm acesso ao blog da turma , do qual poderão fazer seus registros até mesmo em outros locais informatizados que não só o ambiente informatizado da escola.Esse trabalho será acompanhado por mime por quem se sentir motivado para tal . Não colocaremos fotos nesses blogs em função de abusos na internet envolvendo crianças.(fotos no meu wiki de estágio na página galeria de fotos).
Realizamos ainda atividades com jogos Boole.


Os jogos Boole foram criados por George Boole como forma de abordar a lógica a uma álgebra simples.Boole então, teve por objetivo maior a busca de diferentes hipóteses para a resolução de problemas.


Segundo Piaget, a criança necessita partir do concreto para aprender a abstrair o pensamento.Dessa forma enquanto uma professora de uma prática inovadora, penso que esse tipo de atividade, lúdica auxilia os aluunos no desnvolvimento do racicocínio lógico, bem como motiva-os para as atividades em sala de aula.
Como os alunos ainda não estão habituados a esse tipo de atividade, começaremos pelo nível mais fácil e aumentaremoso nível de dificuldade ao longo do ano letivo. E como o registro das atividades realizadas se fazem importantes, os alunos após jogar, faziam o regsitro em seus cadernos.(fotos na página galeria de fotos do meu wiki de estágio)

Um comentário:

Beatriz disse...

Nossa!! Está excelente. Já estive deixando recados para a gurizada. Vai firme e fundo!!
Um abração
Bea