Segundo ROCHA (1987) , o conselho de classe tem sua origem na França, por volta de 1945, seguindo pela necessidade de um trabalho interdisciplinar com classes experimentais.Tornou-se então oficial no Rio de Janeiro em 1972.Hoje é praticado regularmente em quase todas as escolas. Acredita-se que quanto maior a participação de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, mais siginificativo será na política educacional.
Para MELCHIOR (1994), é muito importante para o aluno participar, pricipalmente conhecer os resultados do seu empenho e esforço, pelo significado que tem o conhecimento de suas capacidades para futuras aprendizagens.As atividades avaliativas contribuem para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos.
GONZALEZ (1987),destaca a importância do conselho de classe no atendimento às individualidades, mediante a participação da família, integrando e acompanhando o educando no processo ensino-aprendizagem.
Essa última idéia do atendimento às individualidades é a real importância que vejo no conselho de classe. É através desse momento que a família sabe as dificuldades e os avanços observados para seu filho e o professor conhece um pouco mais da história de vida de cada aluno. Ainda assim podemos também observar avaliações feitas por essa famílias de todo o andamneto da escola, bem como do trabalho do professor.
PIAGET,em 1954, afirma que a afetividade não modifica a estrutura no funcionamento da inteligência, porém é a energia que impulsiona a ação de aprender.
"A ação, seja ela qual for, necessita de instrumentos fornecidos pela inteligência para alcançar um objetivo, uma meta, mas é necessário desejo, ou seja, algo que mobiliza o sujeito em direção a este objetivo e isso corresponde à afetividade ."( DELL'AGLI e BRENELLI, 2006,p.32)
No dia do conselho da turma 45, ainda tive a oportunidade de conhecer algumas famílias que ainda não conhecia.E conversei com a mãe do meu aluno que tem transtorno opositor desafiante, necessidade essa que já vem sendo acompanhada por mim e a orientadora da escola desde o início do ano.Com essa nova conversa foi possível discutirmos sobre avanços e dificuldades e outras formas de intervenção na aprendizagem desse aluno.Também estamos batalhando para uma avaliação trimestral diferenciada.Pois uma das coisas que percebo, é que oralmente o aluno demonstra acompanhar os conteúdos e os seus colegas, mas não consegue registrá-los.Com isso estou pleiteando que possamos realizar com ele atividades mais orais, mas ainda não obtive resposta.
Referências:
http://www.partes.com.br/educacao/conselhosdeclasse.asp
http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:tMKA2z9jTt0J:www.arteterapiadf.com.br/textos/monografia_completa.pdf+como+as+questoes+emocionais+influenciam+nas+crian%C3%A7as+o+processo+ensino-aprendizagem&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESjMLwdnMasXbAfYHZ4po_TIlEQLpy2baqC_Jtt1Y_6e-SJ3thbaNTkDtWFIjk4hM-E1OzjrY-sZ3_uU3W-GNfhs8bRmBrX6_mAZoO0jOzbaqr3W3vVqQU20qkMd85ItCL4srdrf&sig=AHIEtbTpp53b2Dc1Z_upt6H5Bo4CGGD2hg
Um comentário:
Oi Lidiane!
Tudo bem?
O Conselho de Classe também é um momento de integração dos diferentes sujeitos envolvidos do processo educativo realizado no ambito escolar, e é importante aproveitarmos esta etapa para fazer as interrelações entre escola, familia...reforçando o compromisso de todos.
abraços,
Vanessa
Postar um comentário