outubro 07, 2006


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso de Pedagogia Anos iniciais
Atividade2lidiane

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?

Durkheimconsidera a afirmação de Stuart Mille um pouco ampla. E por ser ampla e diversa é que Durkheim acredita que a educação não tem ainda um conceito específico. Mas demonstra acreditar que a educação é tudo aquilo passado de geração para geração. E sendo assim a educação deve ser realizada tanto em instituições quanto nas famílias de acordo com os interesses do meio em que o indivíduo está inserido.

2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
A primeira definição seria o desenvolvimento harmônico e a segunda teria como objetivo fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si e para seus semelhantes. Nas duas definições o ponto fraco é onde ambas mostram que educação ideal deve ser universal para todos.E para Durkheim a educação deve ser pensada diferente para cada sociedade, de acordo com seus fins, interesses, ou seja, adaptada ao meio em que o indivíduo está inserido.
3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para que possamos conceituar a educação e citar suas necessidades é indispensável a observação histórica, segundo Durkheim.E além disso considera muito importante o estudo, as observações, como o físico estuda a matéria, e o biologista estuda o ser vivo.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral
?Esses fatos podem abranger organização política, crenças religiosas, história familiar, tradições, tendências, classes sociais e até mesmo o espaço geográfico em que está inserido.É a sociedade que determina os objetivos da educação em cada meio social, de uma forma particular ou de um modo geral, determinados por classes sociais e outrso interesses.
5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
A educação deve corresponder um mininimo de estados fisicos e mentais considerados indispensaveis para a sociedade em que este indivíduo esta inserido, e também um minimo de estadosfisicos e mentais onsiderados indispensveis a um grupo social partiular como familia, classe social, profissao.A sociedade em seuconjunto, e cada meio particular é que determinam este ideal a ser realizado.
6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique?
Durkheim conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Entendo que cada indivíduo traz para seu meio social, particularidades educativas adquiridas e herdadas de sua família desde seus antepassados e com a contribuição de cada indivíduo criam- se algumas tendências adaptadas por todos os fatores que regem o meio social de determinados grupos, chamados sociedades.
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Porque a sociedade nada mais é além de um grupo de indivíduos, sendo assim um não sobrevive, não existe sem o outro. E é somente vivendo em sociedade é que nos cobramos valores, tendências, experimentamos diferentes sentimentos, criamos nossas necessidades políticas.A sociedade é o elo de ligação de uma geração a outra que só se dá porque existem os livros, monumentos, instrumentos históricos. Se o homem ignorasse a sociedade e a ciência, retornaria a condição de animal.

Nenhum comentário: