outubro 27, 2006

ESC5

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Pólo Alvorada
esc5lidiane


Marx e Engels


Marx era socialista, revolucionário, esquerdista e idealista que se dedicava às causas trabalhistas do Século XIX.
Seu principal colaborador na elaboração das teorias do materialismo histórico e do materialismo dialético
Ambos participavam de tarefas militantes, o que os levou a criar laços cada vez mais profundos com as organizações de trabalhadores de Paris e Bruxelas. O início dessa luta em comum pela causa operária deu-se em setembro de 1844.
"O capital" foi a principal obra de Marx, publicada em 1867, que abordava suas concepções econômicas e socialistas, fazendo críticas ao modo de produção capitalista e suas conseqüências. Essa obra ficou conhecida mundialmente.
Marx e Engels criaram junta, em 1864, a Associção Internacional dos Trabalhadores (AIT). Lutavam pela valorização do trabalho humano.
Marx criticava a essência do capitalismo, a exploração do trabalho pelo Produtor Capitalista. Sua intenção não era apenas contribuir para o desenvolvimento da ciência, mas propor uma ampla transformação política, econômica e social.
Esses movimentos liderados por Marx e Engels, tinham por objetivo, lutar pela igualdade social, por causas justas aos proletariados. E com isso, ficaram conhecidos como "Os defensores da ordem".
Por várias vezes foi expulso de onde residia por ser considerado um perigoso revolucionário. Mas todas essas vezes, recebia apoio até mesmo financeiro, do seu amigo Engels.
Após a morte de Marx, Engels tornou-se o maior líder do Movimento Operário Internacional. Todos os problemas relacionados com a direção do movimento que ante foram divididos com Marx, caíram sobre ele.



Obras publicadas por Marx, tendo Engels como colaborador:


· A sagrada família (1845);
· A ideologia Alemã (1846);
· Manifesto do Partido Comunista (1848).

5 comentários:

Vera disse...

Parabéns Lidiane! Estás com as atividades em dia. Abraço, Profª Vera

Tatiana Gomes disse...

Oi..Lidiane!!
vim te visitar e descobri que moramos no mesmo bairro..mora na rua Corujas duas ruas pra cima do mini shoping..colibris..terminal do ônibus.Porto Verde...onde tu moras?
bjs...

Gabriela Sargenti disse...

Recebendo elogios da profe hein, estás com tudo e não é brincadeira.
Saudades,
Gabi

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Lidi!!
Uma boa semana!!!!

Luciene Sobotyk disse...

Oi Lidiane!Passei prá desejar um bom início de semana prá você.Beijo,luciene