outubro 19, 2006

Semana 4 Weber



Os três tipos puros de dominção legitima; Max Weber

O texto aborda quetões de dominação, obediência.A obediência se dá a partir de vários fatores:interesses, vantagens, ou até mesmo por mero costume.Regras, normas e leis criadas e colccadasem prática nas empresas representam o tipo de dominação legal. Quem ordena é o superior e quem obedece são os funcionários, subordinados. Essas regras são cumpridas partindo das exigências, objetivos do cargo que se ocupa em determinada empresa, sem que hajam influências emocionais, interesses pessoais. Isso é o que delimita a disciplina do serviço. devido as condições do mercado de trabalho atual, os dominados, funcionários,submetem-se às normas da empresa até por uma questão de sobrevivência.A dominação legal pode ser pela administração burocrática ou pela burocracia eletiva. A dominação tradicional representa aobediência às pessoas, emprincípio pelas normas criadas e cultivadas pela tradição. Essa obediência, essa fidelidade se deve mais por laços afetivos, emocionais, por vínculos pessoais.Esses dois tipos de dominação são as mais encontradas nos dias de hoje.Nessa modalidade de dominação são apresentadas duas formas distintas em suas características:

1) A estrutura patriarcal de administração, onde os servidores apresentam completa dependência pessoal do senhor;

2) A estrutura estamental, os servidores são pessoas independentes, de posição própria. Sendo essa administração governada por si (autocéfala) e com leis próprias, independentes, livres (autônoma).

A dominação patriarcal é em si, um tipo de dominação tradicional, vista mais precisamente entre famílias, parentes. Existe ainda a dominação carismática, considerada uma das grandes forças revolucionárias da História, mais comum no passado. Essa dominação é determinada pela fé, pelo carisma. O pressuposto para tal dominação è fazer-se acreditar pela "Graça de Deus", sendo esta puramente pessoal.

Particularmente achei essaleitura cansativa e difícil, não tendo a certeza de que entendi de forma correta as idéias do autor.

7 comentários:

Gabriela Sargenti disse...

Oi Lidiane, teu blog está muito legal, super atualizado, vejo que faz postagens quse que diariamente, como consegue?
Parabéns, teus trabalhos tb estão ótimos. Parabéns e continua te esforçando que valerá a pena.
Um bjão da amiga de sempre, Gabi

Luciana disse...

Oi Lidiane,tudo bem achei muito bom teu trabalho tu sempre sabe desfrutar da essência do texto.Parabéns!

Adriana Irigaray disse...

"O segredo da felicidade não é fazer sempre o que se quer, mas querer sempre o que se faz". (Leon Tolstoi)
Bjs. Adriana

Gabriela Sargenti disse...

Lidiane, agora comentando o teu trabalho, ele está muito bom, e captou bem o sentido do texto. Bjs, Gabi ;-)

Alexandra disse...

Oi Lidi adorei tuas colocações,vejo que estás dando conta do recado.

sandra disse...

Oi Lidiane! Gostei muito do seu blog. Acho que apesar da difícil leitura conseguistes captar a essência do texto. Beijos! Sandra.

Tatiana Richardt disse...

Oi, Lidi! As dominações fazem parte do nosso contexto social. Sem elas, como será que o mundo se comportaria?! Um abraço, Tatiana - Tutora.