outubro 20, 2007

Fui surpreendida pelos meus alunos!


Esta semana realizei com meus alunos as atividades da interdisciplina de teatro. Confesso que sempre pensei que era impossível de realizar determinadas atividades com esta minha turminha, pois além de serem grandes (4ª série) é uma turma bastante numerosa, 43 alunos ao todo.
Antes mesmo de começar as atividades dei várias recomendações e pensava comigo mesmo:"Isso não vai dar certo..."Mas fui surpreendida pelos meus alunos.
A primeira atividade que realizamos foi a nossa velha conhecida brincadeira de infância meia-meia-lua, 1, 2, 3, realizada pela turma do pead na aula presencial. Claro que fizemos uma versão mais atualizada da mesma, do qual não foi esse o nome utilizado. O fato é que o objetivo da brincadeira é chegar ao chefe, posicionado com uma certa distância, à frente dos participantes. Sendo que esses só podem se locomover quando o chefe estiver de costas para todos. Ao virar-se os participantes devem fazer uma pose não podendo movimentarem-se mais.
Os alunos gostaram tanto da atividade que realizaram-na com motivação e sem nenhuma intervenção negativa minha.Além disso mostraram-se bons obsrvadores e bastante competitivos.
Já a segunda atividade, também realizada por nós em aula presencial, sugeria que os alunos se organizassem em grupos com número de seis participantes. E essa organização era somente com eles, deveriam organizarem-se sozinhos. Após a organização dos grupos, deveriam criar duas fotos, ou seja, poses como se fossem tirar fotos, algo que fizesse parte dos seus cotidianos.
E mais uma vez fui surpreendida por eles. Não só organizaram-se sozinhos perfeitamente, como foram muito criativos nas escolhas de suas fotos.Essa turma em geral, quando utilizamos a quadra, só querem jogos de bola, não aceitam muito as atividades dirigidas. Mas acho que desta vez, gostaram das propostas. Em breve estarei postando as fotos da turma, mas fiquei muito feliz em conseguir atingí-los de alguma forma e com uma atividade diferenciada. Vai ver que era extamente isso que precisavam, atividades iniovadoras, diferentes!

2 comentários:

Jurema disse...

Confesso que as vezes nos surpreendemos com nossos alunos.Muitas vezes substimamos eles e acabamos tendo surpresas lindas.Eu realizei minha entrevista com eles sobre música e tive várias surpresas,pois apesar da midia vender coisas não muito educativas,eles demonstraram gostar de gêneros tipo gaúchas,sertanejas que são proprias de pessoas com mais idade.Pude perceber que ando um tanto desatualizada.AH!aproveito para agrader teu comentário no meu Blog.Valeu amiga.

Beatriz disse...

É verdade!! A gente sempre subestima os pequenos!! E como esse preconceito nos impede de inovar na aula não? E que tal passar o bastão da atividade para eles para ver o que sucede? Quem sabe vais te surpreender mais ainda? E uma perguntinha: a fotosó foi pose ou foi clicada mesmo? Se não foi, seria muito bom ter esse registro, essa evid~encia concreta do que falas.
Um abração
Bea