Essa escola quando fundada era escola por Ciclos de Formação. Por tanto já desenpenhei muitas funções por lá.Dentre essas já fui professora volante, tive em atividades com o primeiro ano da escola por três anos, com a terceira série, com quarta série e há aproximadamente seis anos sou bibliotecária. Nesse ano pela primeira vez estou na coordenação do ambiente informatizado no turno da manhã e no turno da tarde ainda sou bibliotecária. No ambiente informatizado trabalhamos com horário fixo para as séries inciais quinzenal e agendamento dos professores das séries finais, também quinzenal.
O planejamento das atividades é feito junto com os professores, ou sugerido por elees.Na primeira semana trabalhamos com uma história apresentada em Data Show, " Um amigo chamado computador", do qual foi apresentado todas as partes do mesmo e algumas dicas de como usá-lo. Após a hsitória sugerimos que os alunos desenhassem o que ouviram utilizando o programa Tuxpaint. Esses trabalhos foram salvos para que futuramente sejam apresentados para a comunidade escolar, em forma de slide.
Também imprimos uma imagem de teclado de computador, fixado no quadro branco do nosso ambiente informatizado, do qual demos uma breve explicação do funcionamento do mesmo. Em seguida foi sugerido que os alunos, utilizando o editor WORD, escrevessem uma apresentação da sua vida, com as seguintes informações: nome completo, endereço, nome da mãe, do pai, dos irmão e um pequeno texto sobre coisas importantes que ocorreram na sua vida até o presente momento. Para alunos ainda não alfabetizados, procuramos trabalhar com sites que contém jogos educativos, de acordo com o planejamento dos professores.Alguns sites são: http://escolagames.com.br ,http://atividadeseducativas.com.br , http://sitedegames.com.br entre outros e o próprio Portal da Educação de Alvorada que oferece atividades para todas as faixas etárias.
E para os alunos de terceiro, quarto e quinto anos, sempre direcionamos a atividade num primeiro momento e após deixamos acessar esses sites de jogos também, pois pedem muito, quase imploram para explorar o mundo dos games.
Na verdade essa tarefa de participar da inclusão digital na educação não é fácil, e tenho expectativas no sentido de realmente fazer a diferença por aqui, mas como uma experiência nova sempre dá um pouquinho de medo, ele neste momento está se tornando inevitável.Mas pra quem esteve no PEAD sabe que nada é impossível. Como diria nosso grande pensador Paulo Freire :" Transformar é difícil mas não é impossível." Então mãos-à- obra!E com relação ao curso, pra quem conhece a dupla "BÍRIS", já sabe que teremos muitos desafios pela frente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário