agosto 31, 2009

Atividades disparadoras


...Mesmo nós, adultos, tentamos organizar o mundo que está a nossa volta e só podemos fazê-lo baseados no que temos a nossa disposição.( chamamos isso senso comum - traduzido por Iris Tempel Costa)
As atividades foram realizadas em grupo em aula presencial. Nessas atividades, após visitação nas páginas dos colegas, dos outros grupos, encontramos muito o pré-conceito e o senso comum.Os grupos criam suas hipóteses de acordo com as relações e histórias do seus cotidianos. Criam seus personagens deduzindo o sexo, o tipo de doença, idade através do seu lixo residencial. Quando na verdade talvez nem todos esses lixos sejam do personagem criado.
E um dos grupos, inclusive coloca que essa atividades é como aquele produto que "parece mas não é".
Já na segunda atividade , percebi o quanto cada grupo divergiu nas suas necessidades e prioridades ao mobiliar uma casa com a quantia de R$ 10.000,00.Também percebe-se aqui o senso comum, o preconceito, quando os grupos criaram seus personagens que residiam em cada casa como sugerido previamente.E aqui entram as questões que envolvem a construção de projetos.
Temos as pistas e através delas, nós ou os alunos, devem organizar conhecimento, buscando as explicações científicas, que junto ao nosso conhecimento prévio se concretize a aprendizagem. E com isso é importante respeitar as etapas da construção dos projetos:
  • Questão norteadora;
  • As certezas provisórias;
  • Dúvidas temporárias;
  • Desenvolvimento do estudo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Lidi!
Passei para desejar a minha querida companheira de grupo, um excelente semestre!
Beijão!

Iris disse...

Lidiane, querida

Vou acompanhar teu blog, neste semestre. Li tua postagem, mas acredito não te-la entendido.
Dizes que após visitação nas páginas dos colegas dos outros grupos, encontraste muito o pré-conceito e o senso comum, mas não trazes um único exemplo? Observa que afirmas algo, mas não trazes o que o evidencia. Onde ou em que situações identificaste pré-conceitos? Onde aparecem idéias características do senso comum?
Os grupos levantaram hipóteses de acordo com as relações (?) e histórias do seu cotidiano ou de acordo com os elementos disponíveis no lixo analisado e interpretados a partir de seus conhecimentos prévios?
Abra@os, Iris

LIDIANE disse...

Oi Iris! que bom tê-la novamente acompanhando meu trabalho, fico muito feliz! Com relação ao pre conceito, observei essa questão, por exemplo no grupo em que afirmam que a criança que reside a casa é uma menina, pois as revistas estão bem cuidadas. Alegam que os meninos não têm muito cuidado com suas coisas. Já o senso comum observei quando um dos grupos atribui diabetes a mulher que reside a casa por encontrar no lixo embelagem de adoçante e encartes de farmacia que constm produtos para esse fim e hirtensão.Na proposta de montar de casa, o preconceito aoaprece onde um grupo coloca que as duas pessoas que moram lá são casadas. Por que? Como sabem isso? Deveria ser assim necessariamente? A atividade foi realizada de acordo com os elementos disponíveis, mas para s epensar em organizar as coisas com esses elementos, n aminha opinião é necessário que utilizemos como base alguns aspectos do nosso cotidiano e assim caímos em algiuns deles no senso comum e no pre conceito.Abraços Lidiane

Iris disse...

Lidiane, querida

AGORA, SIM!!!!
Observa como antes só havias "contando da missa, a metade".
Quando escrevemos precisamos sempre lembrar que nossos leitores não têm as informações que nos levaram a pensar isso ou aquilo e que por isso é preciso colocá-los a par do percurso que percorremos para chegar a determinadas idéias.
Abra@os, Iris