Este trabalho foi realizado pelos meus alunos de quarta série do ensino fundamental. Primeiramente solicitei que trouxessem de casa fotos suas, sozinhos ou com seus familiares. Contei a história ningué é igual a ninguém de Regina Renó. Discutimos a história e conversamos sobre o que é ser diferente. Começamos o mosaico colando nossas fotos e complementamos o mesmo com fotos de pessoas recortadas de revistas. Após observação do nosso mosaico, produziram textos com o título o que é ser diferente? Os alunos questinonaram o porque de ser difícil de encontrar fotos de pessoas negras em revistas.Esse questionamento rendeu um assunto extenso! Em nossa sala de aula temos uma riqueza de diversidade cultural e os alunos demonstraram bastante criticidade pelo tema.
4 comentários:
Oi,Lidi !
Agradeço sua visita e por se tornar mais uma de minhas seguidoras. Gostei de tudo que vi,o mosaico e o slide ficaram show, deu uma nostalgiazinha(saudade da sala de aula e dos tempos passados),é o início de muitas trocas e aprendizagens.
Bjzão,Jakinha.
Oi Lidi, que bom que já estão agindo na sala de aula. Claro que o negro no Brasil é mais pensado em questão de racismo pela sua história de escravidão. Mas e os outros? Os nordestinos por exemplo? Os japoneses que são discriminados e São Paulo? Os alemães e italianos por serem colonos?
Um abraço
Bea
Oi Lidi!
Só para te alertar que esqueceste de inserir o marcador nesta postagem.
Abraços,
Vanessa
Querida Lidiane!Muita afetividade perpassando teu blog!Desde a mostra da família,da ancestralidade,ao belo mosaico produzido pelos alunos!Parabéns! Abraço e forte Asé,Marilene.
Postar um comentário