O assunto inclusão na escola é um tanto polêmico e requer um pouco mais da atenção de todos. Nós professores ainda temos dificuldade em encarar, discutir e por que não dizer, aceitar essa realidade nas nossas escolas. Isso não é por que não queremos a inclusão, mas o que nos deixa angustiados é não saber como lidar com aluno especial em nossas salas de aulas. Estamos vivendo uma realidade um pouco conturbada. É fácil perceber que em nossas turmas recebemos alguns alunos diagnosticados com alguma necessidade especial e outros tantos que não são diagnosticados, mas portadores dessas necessidades. Fora essas situações, ainda nos deparamos com crianças que nos chegam completamente sem limites, ou com sérios problemas familiares, o que dificulta o seu processo de aprendizagem. Ousaria dizer que muitas das nossa crianças não conhecem o valor da palavra família na sua essência.
Diante de tantos desafios, é possível perceber que a nossa própria educação é portadora de muitas necessidades especiais.
Muitos professores recebem essas crianças e contam apenas com sua própria força de vontade e seu instinto, uma vez que infelizmente, por aqui, a inclusão pode ser considerada uma exclusão. Sem apoio e sem auxílio nós professores acabamos não dando conta da aprendizagem dessas crianças e elas por sua vez acabam não tendo a atenção que mereciam. Ao meu ver, essa situação acaba sendo frustante para nós professores, para as crianças e para as famílias dessas crianças. Eu estou ansiosa para as descobertas que a interdisciplina de "educação de pessoas com necessidades educacionais especiais" do PEAD, tem para oferecer neste primeiro semestre de 2009.
7 comentários:
Olá Lidiane!
Que os aprendizados desta inter neste semestre possa auxiliar a tua prática e que consigas compartilhar destes novos conhecimentos com tua comunidade escolar. Aproveite ao máximo!!!
Abraços,
Vanessa
Oi Lidi!!! Tenho percebido, após a leitura dos relatos nos wikis e forum, que essa angústia não é só tua, mas de muitos colegas também, por nao se sentirem preparados para trabalhar com essas crianças com necessidades especiais. Então vamos aproveitar a interdisciplina para trocar idéias com o grupo, pensar juntos e estudar um pouco mais sobre o assunto? Vi que ja participaste do forum. Vamos continuar discutindo por lá? Quais foram as principais novidades encontradas nas leituras dos textos propostos até agora? Um abraço, Simone - Tutora sede EPNE
Oi Lidi como diz bem a Si a angùstia não é só tua mas de nós todos educadores que por mais que as epistemologias não estejam bem definidas por nós ainda temos a responsabilidade de acolher esses alunos e tentar fazer o melhor para que sintam pelo menos incluido socialmente em sala de aula,pois inserir pedagógicamente não depende de uma linha ditática a ser seguida,mas depende muito mais do que isso.Depende do coração estar aberto para essa acolhida e para esse desafio de troca de aprendizagens.Depende também da instituição escola e dos que a dirigem,do governo enquanto representante do povo para oferecer recursos e amparo aos portadores de necessidades especiais,veja por exemplo nosso municipio que se diz solidário e não oferece o minimo de condições aos portadores de necessidades especiais.Esse assunto é polêmico demais concordo.Bjs Ju
Lidi, adorei a tua colocação" nossa educação é portadora de necessidades especiais". Pôe verdade nisso!! Nossa formação sofre disso tb não? Temos lutado para atender um pouco mais essas necessidades.Uma delas é de encarar a tecnologia como natural no mundo de hoje e portanto, natural deveria ser na escola!!
Um abração
Bea
olá Lidiane foi muito louvável a sua iniciativa de problematiza esse tema tão polemico. Mas é esse mesmo o caminho, precisamos debater para melhor conhecer e assim quebrar-mos tabus e preconceitos vamos disciminar essa ideia
abraços
olá lidi, Meu nome é Luiz Carlos, e esou com vc nesta idéia e acretido que isso só poderá ser chamado de inclusão quando as universidades passar a ofertar suas graades conteudos para atender esses alunos pois pagamos a facultade e não somos habilitados para trabalhar com essas crianças então está faltando algo a ser feito . abraço até mais meu blog éwww.luizaonaeducacao.blogspot.com
olá lidi, estou com vc nessa luta e acredito só começará a melhor a partir do momento qm que as universidads passar a oferecer em sua grade curricular o conteudo para portadores de neceddiades escpeciais, pois o que fazem com essas crianças é exclusão. Pagamos por um produto mas não o recbemos por completos e somos obrigados e ensinar o que nao nos foi ensinado, mas é a vida dos professores né então também estou a procura de como trabalhar com crianças pne. obrigado
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