Esse blog foi utilizado por mim durante minha trajetória no Pead e ao longo do tempo farei alguns registros do meu trabalho enquanto bibliotecária da Escola Betinho em Alvorada
outubro 07, 2006
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso de Pedagogia Anos iniciais
Atividade2lidiane
1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Durkheimconsidera a afirmação de Stuart Mille um pouco ampla. E por ser ampla e diversa é que Durkheim acredita que a educação não tem ainda um conceito específico. Mas demonstra acreditar que a educação é tudo aquilo passado de geração para geração. E sendo assim a educação deve ser realizada tanto em instituições quanto nas famílias de acordo com os interesses do meio em que o indivíduo está inserido.
2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
A primeira definição seria o desenvolvimento harmônico e a segunda teria como objetivo fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si e para seus semelhantes. Nas duas definições o ponto fraco é onde ambas mostram que educação ideal deve ser universal para todos.E para Durkheim a educação deve ser pensada diferente para cada sociedade, de acordo com seus fins, interesses, ou seja, adaptada ao meio em que o indivíduo está inserido.
3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para que possamos conceituar a educação e citar suas necessidades é indispensável a observação histórica, segundo Durkheim.E além disso considera muito importante o estudo, as observações, como o físico estuda a matéria, e o biologista estuda o ser vivo.
4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral
?Esses fatos podem abranger organização política, crenças religiosas, história familiar, tradições, tendências, classes sociais e até mesmo o espaço geográfico em que está inserido.É a sociedade que determina os objetivos da educação em cada meio social, de uma forma particular ou de um modo geral, determinados por classes sociais e outrso interesses.
5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
A educação deve corresponder um mininimo de estados fisicos e mentais considerados indispensaveis para a sociedade em que este indivíduo esta inserido, e também um minimo de estadosfisicos e mentais onsiderados indispensveis a um grupo social partiular como familia, classe social, profissao.A sociedade em seuconjunto, e cada meio particular é que determinam este ideal a ser realizado.
6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique?
Durkheim conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Entendo que cada indivíduo traz para seu meio social, particularidades educativas adquiridas e herdadas de sua família desde seus antepassados e com a contribuição de cada indivíduo criam- se algumas tendências adaptadas por todos os fatores que regem o meio social de determinados grupos, chamados sociedades.
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Porque a sociedade nada mais é além de um grupo de indivíduos, sendo assim um não sobrevive, não existe sem o outro. E é somente vivendo em sociedade é que nos cobramos valores, tendências, experimentamos diferentes sentimentos, criamos nossas necessidades políticas.A sociedade é o elo de ligação de uma geração a outra que só se dá porque existem os livros, monumentos, instrumentos históricos. Se o homem ignorasse a sociedade e a ciência, retornaria a condição de animal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário