
Esse blog foi utilizado por mim durante minha trajetória no Pead e ao longo do tempo farei alguns registros do meu trabalho enquanto bibliotecária da Escola Betinho em Alvorada
abril 18, 2007
Exercitando a observação

abril 06, 2007
abril 03, 2007
Feliz pàscoa
março 29, 2007
Começamos novamente!

março 09, 2007
Estamos de volta!!!
fevereiro 06, 2007
Agora sim!
janeiro 18, 2007
janeiro 13, 2007
Férias
janeiro 03, 2007
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Pólo Alvorada
ECS 11
http://www.ufrgs.br/tramse/pead/colaba/2006/12/ecs-atividade-11-grupo.htm
janeiro 02, 2007
Feliz Ano Novo
dezembro 26, 2006
Desigualdades educativas

Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade
Semana 12 Lidiane
No Brasil ainda sofremos muito com as desigualdades educativas. Mesmo com tantos avanços de uma forma geral, as escolas públicas ainda apresentam um ensino muito diferenciado das escolas privadas. A escola pública acolhe a maioria dos alunos, enquanto as escolas particulares são freqüentadas apenas pelas classes dominantes, as com maior poder aquisitivo.
Quem tem maior poder aquisitivo, tem condições de freqüentar as melhores escolas, com um tipo de ensino bem diferenciado entre as escolas públicas.
Infelizmente a qualidade de ensino público depende da boa vontade dos nossos governantes em criar novas políticas educativas que contemplem, valorizem melhores os alunos de classe média baixa e os professores que nele trabalham. Pois os salários dos professores de escolas particulares chegam a ser cinco vezes maior do que os que trabalham em redes públicas, de algumas regiões.
E uma educação, um bom ensino, depende também da valorização do profissional responsável por isso.
O ensino privado não é para todos, está vinculado ao poder de compra, o que exclui alunos de classe média baixa. A mensalidade paga por cada aluno da rede privada é amplamente superior às despesas públicas anuais por aluno do ensino público. Dessa forma há uma precariedade de recursos materiais para a realização de um bom trabalho com essas crianças, pois além desses recursos as escolas ainda devem oferecer alimentação a elas.
E mais lamentável ainda é perceber que as universidades públicas que teoricamente deveriam receber alunos das redes públicas de ensino, têm como principal clientela, alunos das redes privadas pois estes são mais bem preparados para enfrentar os vestibulares. Os alunos das redes públicas ou não chegam a cursar o ensino superior ou tem que trabalhar muito para freqüentar universidades privadas.
A esperança dessas crianças e adolescentes é que o nosso Excelentíssimo Presidente assine o projeto de lei, já votado no parlamento, que reserva a metade das vagas nas instituições federais aos alunos que cursaram o ensino médio nas redes públicas de ensino.
dezembro 07, 2006
ECS 9
/ GRUPO A Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia a Distância Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Pólo: AlvoradaProfª: Vera CorazzaAtividade: 9
Leitura da semana: Marx e Engels(Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Moraes, 1983).
Grupo: A – Sistema de ensino e divisão do trabalho (pág.15 a 26)ALUNAS:
VERSÃO FINAL:http://www.ufrgs.br/tramse/pead/colaba/2006/11/ecs-atividade-9-grupo_29.htm
posted by sandra @ Terça-feira, Dezembro 05, 2006 0 comments links to this post
novembro 30, 2006
Surpresas e agradecimentos
novembro 29, 2006
Quase no final
novembro 14, 2006
Trabalho em grupo

Hoje algumas pessoas tiveram reunidas no pólo para a discussão do texto proposto pela professora da disciplina Escola, cultura e sociedadde. Demos os primeiros encaminhamentos para a realização da atividade, mas nem todas as pessoas que faziam parte do mesmo compareceram. Devo dizer que é muito difícil trabalhar em grupo num curso de ensino a distância, pois nao temos contato com muitos colegas e geramente os horários não fecham com todas as pessoas, e nem todo mundo tem internet em casa para manter contato virtual como eu. Espero que para as próximas atividades possamos ao menos fazer a escolha do nosso grupo, pois se torna mais a comunicação.
outubro 27, 2006
ESC5
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Pólo Alvorada
esc5lidiane
Marx e Engels
Marx era socialista, revolucionário, esquerdista e idealista que se dedicava às causas trabalhistas do Século XIX.
Seu principal colaborador na elaboração das teorias do materialismo histórico e do materialismo dialético
Ambos participavam de tarefas militantes, o que os levou a criar laços cada vez mais profundos com as organizações de trabalhadores de Paris e Bruxelas. O início dessa luta em comum pela causa operária deu-se em setembro de 1844.
"O capital" foi a principal obra de Marx, publicada em 1867, que abordava suas concepções econômicas e socialistas, fazendo críticas ao modo de produção capitalista e suas conseqüências. Essa obra ficou conhecida mundialmente.
Marx e Engels criaram junta, em 1864, a Associção Internacional dos Trabalhadores (AIT). Lutavam pela valorização do trabalho humano.
Marx criticava a essência do capitalismo, a exploração do trabalho pelo Produtor Capitalista. Sua intenção não era apenas contribuir para o desenvolvimento da ciência, mas propor uma ampla transformação política, econômica e social.
Esses movimentos liderados por Marx e Engels, tinham por objetivo, lutar pela igualdade social, por causas justas aos proletariados. E com isso, ficaram conhecidos como "Os defensores da ordem".
Por várias vezes foi expulso de onde residia por ser considerado um perigoso revolucionário. Mas todas essas vezes, recebia apoio até mesmo financeiro, do seu amigo Engels.
Após a morte de Marx, Engels tornou-se o maior líder do Movimento Operário Internacional. Todos os problemas relacionados com a direção do movimento que ante foram divididos com Marx, caíram sobre ele.
Obras publicadas por Marx, tendo Engels como colaborador:
· A sagrada família (1845);
· A ideologia Alemã (1846);
· Manifesto do Partido Comunista (1848).
outubro 24, 2006
outubro 19, 2006
Semana 4 Weber

Os três tipos puros de dominção legitima; Max Weber
O texto aborda quetões de dominação, obediência.A obediência se dá a partir de vários fatores:interesses, vantagens, ou até mesmo por mero costume.Regras, normas e leis criadas e colccadasem prática nas empresas representam o tipo de dominação legal. Quem ordena é o superior e quem obedece são os funcionários, subordinados. Essas regras são cumpridas partindo das exigências, objetivos do cargo que se ocupa em determinada empresa, sem que hajam influências emocionais, interesses pessoais. Isso é o que delimita a disciplina do serviço. devido as condições do mercado de trabalho atual, os dominados, funcionários,submetem-se às normas da empresa até por uma questão de sobrevivência.A dominação legal pode ser pela administração burocrática ou pela burocracia eletiva. A dominação tradicional representa aobediência às pessoas, emprincípio pelas normas criadas e cultivadas pela tradição. Essa obediência, essa fidelidade se deve mais por laços afetivos, emocionais, por vínculos pessoais.Esses dois tipos de dominação são as mais encontradas nos dias de hoje.Nessa modalidade de dominação são apresentadas duas formas distintas em suas características:
1) A estrutura patriarcal de administração, onde os servidores apresentam completa dependência pessoal do senhor;
2) A estrutura estamental, os servidores são pessoas independentes, de posição própria. Sendo essa administração governada por si (autocéfala) e com leis próprias, independentes, livres (autônoma).
A dominação patriarcal é em si, um tipo de dominação tradicional, vista mais precisamente entre famílias, parentes. Existe ainda a dominação carismática, considerada uma das grandes forças revolucionárias da História, mais comum no passado. Essa dominação é determinada pela fé, pelo carisma. O pressuposto para tal dominação è fazer-se acreditar pela "Graça de Deus", sendo esta puramente pessoal.
Particularmente achei essaleitura cansativa e difícil, não tendo a certeza de que entendi de forma correta as idéias do autor.