abril 11, 2011

Reflexão da formação Sala de aula em tempos de WEB 2.0

Acreditamos que a maioria dos educadores já utilizou todas as categorias de perguntas em sala de aula em algum momento.
Para que a escola seja realmente desafiadora e transformadora é necessário valorizar o conhecimento prévio dos alunos sobre determinado assunto, que podem partir das suas vivências, experiências ou até mesmo do senso comum, ouvidos por eles em relatos de outras pessoas, muitas vezes adultas.
Dessa forma na sala de aula estão presentes nuitos conceitos importantes para o real desenvolvimento do ensino e aprendizagem dentre eles encontramos: autonomia, cooperação, socialização e transformação.Poderíamos citar muitos outros presentes no cotidiano da escola, mas esses citados anteriormente trazem de uma forma mais ampla o papel da escola e do professor.

Um comentário:

Iris disse...

Lidi, querida

Vou esperar teu posicionamento e análise acerca do que discutimos. Observa que colocas como conceitos importantes a autonomia, a cooperação, socialização e transformação. Em que medida estás trabalhando no AI, nesta direção?
Quais das propostas descritas por ti, na postagem de apresentação, teriam o poder de encaminhar ou desenvolver estas competências nos alunos?
Que atividade já realizas no AI e que consideras inovadora?
Vou esperar respostas. :)))
Abra@os