outubro 19, 2010

PEAD- lugar de descobrtas

Durante a trajetória no PEAD, tive um companheiro especial. que me acompanhou em algumas das atividades, servindo inclusive de "cobaia" em alguns momentos. Essa pessoa então, é meu filho Nícolas, hoje com oito anos de idade.
Nícolas assitiu à aulas presenciais de matemática, psicologia, seminário integrador, apresentação de portfólios, literatura infantil e também acompanhou a realização de alguns trabalhos em grupo.
Algumas práticas de pesquisa foram aplicadas com ele, como Testes Piagetianos, classificação e seriação, espaço e forma, alfabetização e até mesmo em questões da literatura infantil.
Uma aula presencial que Nícolas participou ativamente, foi da interdisciplina de Representação do mundo pela Matemática, no eixo IV, no ano de 2008.
Nessa aula trabalhamos com geoplanos, com o objetivo de aplicarmos e descobrirmos situações que envolvem espaço e forma.
Meu filho em especial fez muitas descobertas, como por exemplo, que com o geoplano não é possível construir figuras circulares, uma vez que , só podemos utilizar linhas retas. Algumas fotos foram postadas no blog, desse momento da aula.
Portanto, Nícolas é quase um PEADIANO pelas inúmeras descobertas suas ao longo do curso.
Na minha sala de aula, trabalhei muito comos alunos o espaço e forma, com a utilização do Tangran, pois além dessa interdisciplina do PEAD, realizei estudos de matemática no Pró-Letramento, oferecido pelo MEC, de 120h.



Um comentário:

mauranunes.com disse...

Então o Nicolas cresceu e aprendeu muito neste semestre. E tu Lidi, como te percebes hoje a partir das novidades desse semestre? []! Maura – tutora do SI