outubro 12, 2010

Inspiração do estágio

Nessa minha trajetória do curso PEAD, muitas etapas foram importantes para a minha prática profissional, tornando-se alicerces para o exercício docente. Ainda me referindo ao eixo III do curso, esse talvez tenha sido um dos mais motivadores pra mim.Foi neste eixo, em 2007 que tivemos as iunterdisciplinas de Ludicidade e Educação, Literatura infanto-juvenil e aprendizagem,artes visuais, música e teatro. Eu me identifico em especial com essas interdisciplinas utilizando muito, atividades desse tipo na minha prática docente.Em primeiro lugar por que sou bibliotecária da escola e realizo a contação de história com as turmas das séries iniciais do ensino fundamental. Também acredito muito que as histórias são excelentes recursos pra introdução de conteúdos, resolução de conflitos na sala de aula e até mesmo pelo prazer proporcionado àqueles que ouvem histórias, aguçando a imaginação.E não tem como falar em histórias sem mencionar Fanny Abramovich, que nos traz com muita propriedade e de forma bem direta as contribuições da literatura para o desenvolvimento das nossas crianças.
E ainda aqui nessa etapa do curso foi onde tirei a inspiração para a construção do meu projeto de estágio bem como a construção do meu TCC. Na interdisciplina de ludicidade na educação, as leituras e entrevistas da professora Tânia Fortuna me levaram a repensar nossas práticas tradicionais da educação, que não entram em acordo com os interesses de cada faixa etária. A professora Tânia Fortuna nos transmite segurança na inovação das práticas da educação de forma clara que retrata a importância de se respeitar cada faixa etária das crianças e nos mostra o quanto o lúdico pode ser um ótimo aliado para o processo ensino-aprendizagem.
"Parece que o homem da ciência e da técnica perdeu a felicidade e a alegria de viver, perdeu a capacidade de brincar, perdeu a fertilidade da fantasia, da imaginação guiada pelo impulso lúdico. O brinquedo acabou sendo reduzido a um fenômeno marginal na paisagem da existência adulta, porque é modelada e determinada por fenômenos mais sérios. Tudo o que ele faz precisa ter resultado. O que interessa é o objetivo estranho do mesmo.”

(SANTIN, 2001,p.23)


Nenhum comentário: