março 30, 2010

Estágio II - A turma 45


Neste ano letivo realizarei as atividades docentes com uma turma de quarta série do ensino fundamental. Essas duas semanas foram de suma importância para as observações feitas da turma, como forma de identificar dificuldades, facilidades e características da turma como u todo.Em geral é uma turma agitada, participativa e um pouco lenta na realização das atividades.
Trazem consigo as marcas de um ensino tradicional aplicado pelas professoras, colegas, do ano anterior. Essa turma foi formada à partir da mistura de quatro turmas de 3ª série do ano de 2009. Com isso, é uma turma bem heterogênea. Demonstram querer as coisas prontas, sem fazerem muito esforço pra pensar.Suas atividades básicas de interesse são por folhas xerocadas ou mimeografadas ou livros didáticos.
Gostam da educação física, por que jogam bola ou pulam corda.Aos poucos já avançaram em relação à organização dos grupos na chegada no início da manhã.
Essa série já prevê avaliação separada para cada área do conhecimento E como em todo o munícipio temos aquela velha lista de conteúdos a sere m desenvolvidos em cada trimestre.E aqui no munícipio de Alvorada é uma velha "nova lista", que foi reformulada através de estudos de formação, com as vices diretoras de cada escola.Sendo assim, é uma mesma lista para cada ano do ensino funadmental ,sugerida pela secretaria para todas as escoas. Com isso, não podemos fugir muito dos moldes colocados à nós , o caso é adaptá-la ao nosso trabalho.
Apesar de a direção da escola não interferir e até mesmo apoiar o meu trabalho enquanto estagiária do local, ainda temos que contar com a burocracia e com o trabalho paralelo com as demais colegas da mesma série.

Um comentário:

Beatriz disse...

Lidi, quem sabe o fato de teres que negociar com teus colegas de turma vai possibilitar que isso se torne uma bela limonada? Quem sabe eles se tornam teus parceiros no estágio, aproveitando tempos e espaços deles tb?
Um abração
Bea