março 30, 2010

Estágio II - Arquitetura Pedagógica


A minha arquitetura pedagógica foi pensada após as leituras sugeridas no semestre anterior.Uma dessas leitura foi o texto: Arquiteturas pedagógicas para a educação à distância.
Segundo as idéias construtivistas de Piaget e uma pedagogia da pergunta de Freire a proposta da educação deveria ser: Educar para uma busca de solução para problemas reais.De acordo ainda com, a leitura sugerida a arquitetura pedadgógica se dá pela abordagem da confluência de diferentes componentes: Software Internet educacional, inteligência artificial, Educação à distância, concepção de espaço e de tempo.Baseado então na arquitetura de estudo de caso ou de resolução problemas, o principal objetivo é envolver o estudante e criar expectativas quanto a algo de realização que é a solução de problema.
Assim em conversa informal com alguns colegas na sala dos professores, surgiu o por quê de tanta violência nos recreios. Sendo este tema sendo também alvo de especulação e cobrança dos pais de alunos dessa escola numa formação com a comunidade escolar.
Em discussão sobre o assunto, os professores foram unânimes em concordar que os nossos alunos não sabem brincar.Suas brincadeiras baseiam-se no que assistem nos programas de televisão e aos jogos de vídeo game.
Pretendo então transformar a realidade dos recreios, levando os alunos a descobrirem, através de pesquisa e o uso das tecnologias, outras formas de brincar.Dessa forma vamos fazer uma viagem pelo tempo, resgatando brinquedos infantis e brincadeiras de outros tempos.
Levando em consideração os conhecimentos adquiridos, meu objetivo então é diminuir a violência dos recreios, ocasionadas por brigas e brincadeiras agressivas.
Para uma realização dessa arquitetura, irei contar com o auxílio dos professores de arte-educação e Educação Física, para a construção de brinquedos e criação de regras para os brinquedos e brincadeiras descobertos.
Tecnologias utilizadas: Câmera digital, data show, internet (sites de pesquisa e blog, e ainda sites com atividades educativas).
Competências a serem desenvolvidas nos alunos: Autonomia, cooperação, criticidade, busca pelo conhecimento,raciocínio lógico.
Atividades que pretendo desenvolver com os alunos:
-Criação de blogs em duplas;
-Contação de histórias (Brincadeiras, de Kate Petty, e Saco de brinquedos , de Carlos Urbim);
-Pesquisa;
-Registro das pesquisas e das atividades realizadas;
-Jogos;
-Produções textuais coletivas;
-Atividades lúdicas no pátio da escola;
-Cosntrução de brinquedos na sala de aula;
-Atividades de mimica e teatro;
-Trabalhos com reportagens de revistas e jornais;
-Músicas (rodas cantadas).

Pesquisa tecnólogica:

Criei essa semana um instrumento de pesquisa contendo algumas questões referentes a tecnologia com o objetivo de identificar o que os alunos conhecem sobre a tecnologia e que contato têm com essa área a fim de facilitar o planejamento do trabalho que será realizado no ambiente informatizado.O levantamento dessa pesquisa está sendo tabulado, analisado e em seguida será postado por mim, aqui no blog no meu wiki de estágio :http://lidianetubinoestagio.pbworks.com/

3 comentários:

Vanessa disse...

Oi Lidi!!!
Tudo bem?
Acompanharei teu blog neste semestre de estágio.
Pelo visto, já está a mil!!!Que bom!!!
Ao ler esta tua postagem, senti a falta da referência bibliográfica do texto citado. Poderias inserir um link ou então escrever a referência.
Acho que seria importante, não achas?
Grande abraço,
Vanessa

Beatriz disse...

Lidi reforço a solicitação da Vanessa. Além disso, pensa em como vais desenvolver por 9 semanas o tema violência no recreio. Eles terão que produzir textos e projetos de melhoria do recreio, poderiam tentar, junto com os prof, orientar o recreio com a aplicação de brincadeiras que eles descobriram e gostaram; fazer um blog para que todos da escola sugerissem novas brincadeiras... Está começando bem.
Um abração
Bea

LIDIANE disse...

Professora Bea a ideia não é trabalhar para diminuir a viloencia do recreio, e sim resgatar brinquedos e brincadeiras infantis, como uma das formas de diminuir a violencia dos recreios. Abraços Lidi