setembro 12, 2009

E afinal o que é EJA?


A EJA representa uma categoria organizacional e constante da estrutura da educação nacional, com finalidades e funções específicas, que visa dar acesso a leitura e a escrita ao que não tiveram, em função de sua classe ou condição social, quando na faixa etária adequada para a escolarização.Para essa modalidade de ensino exige-se professores com carga horária conveniente e adequada , para que possa garantir a avaliação contínua, identificar insuficiências e carências Aproveitando assim, outras formas de socialização, buscando meios pedagógicos de superação de problemas.Esse profissional deve levar em consideração,a situação real dos alunos para organizar os projetos pedagógicos. Além então, é claro da formação ou habilitação exigida para todo e qualquer professor, exige-se que ele esteja preparado para a complexidade diferencial dessa modalidade de ensino.
Ainda se faz necessário ressaltar o quanto a EJA leva em consideração as características específicas do alunos trabalhador, oferecendo ensino de acordo com as necessidades e disponibilidades da sua clientela, adequando conteúdos trabalhados , marcados pela experiência de vida, garantindo assim a permanência dos mesmos na escola.
É o avanço da educação!!!!

3 comentários:

Jurema disse...

Olá amigona de todas as horas boas e as nem tanto.Primeiro agradecer tua visita no meu Blog e dizer que vamos nós juntas fazermos a especialização em Educação Especial.Minha paixão nasceu da necessidade de tentar fazer com que minhas colegas vissem de forma diferenciada as necessidades educacionais especiais do Nathan e pude compreender muito a partir do momento em que me coloquei no lugar de tantas outras mães que seus filhos ainda não são respeitados de acordo com o que dizem as Leis e Pareceres que estão ai chegando em 2010.Bem vinda ao meio das que realmente querem uma educação de Inclusão responsável.Beijoca Ju

Simone disse...

Olá Lidi!
Pelo visto a interdisciplina de EJA te chama a atenção. Já tiveste alguma experiência com educação de jovens e adultos?
Desejo que tenhas um ótimo e produtivo semestre.
Um abraço, Simone Ramminger - Tutora sede

Daiane Grassi disse...

Olá Lidi!

Que bom que trouxeste esta reflexão sobre EJA aqui para o teu blog! Alguma vez já tivesse a oportunidade de atuar nessa "categoria organizacional"? Alguma experiência nesse sentido? Seria interessante evidenciar a partir da tua reflexão.
(Escrevi esta postagem sem ter lido a da Simone... Pelo visto estamos em sintonia ;-) ).

Lidiane, fiquei um pouco preocupada em entrar aqui em teu blog e ver apenas uma postagem no mês de setembro. Vamos imaginar que no final deste mês vocês tenham que fazer novamente um portfólio de aprendizagem baseado nas postagens do blog (mês setembro)... Você certamente sentiria uma certa dificuldade...

... Vamos lá ainda temos algum tempo!

DICA: que tal realizar uma reflexão teoria e prática sobre as interdisciplinas que estão em andamento?!

Volto em breve! Estou à disposição se precisar!

Abraço, uma ótima semana, Daiane.