setembro 27, 2009

Nossas leituras

De acordo com a leituras realizadas neste semestre, observo uma particularidade. Inclusive essa semana conversamos pelo gmail, eu e o meu colega Antônio sobre isso. As interdisciplinas de Educação de Jovens e Adultos, Linguagem e Didática sugerem suas leituras de forma muito integrada, observamos que os textos se parecem muito. Todos eles abordam questões importantes para a educação. Primeiro lemos em Educação de jovens e adultos a oportunidade de escolarização para jovens e adultos que por algum motivo, tiveram seu direito interrompido. Aqui essa interdisciplina nos mostra um pouco mais das particularidades dessa modalidade de ensino, que leva em consideração aspectos importantes das características desse público alvo, bem como a formação necessária ao educador que encara esse desafio da educação.
Em seguida, quase que ao mesmo tempo, nos é sugerida a leitura modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola, de Kleiman. Nesse texto são abordadas as questões de alfabetização e letramento. Salientando bem as diferenças entre esses dois conceitos. o que me levou ainda a refletir sobre uma leitura feita por mim, há um tempo atrás, do livro de Paulo Freire, "À sombra de uma mangueira", onde traz para o leitor o letramento como leitura de mundo. Aqui, assim como no texto de Keliman, Paulo Freire leva o leitor a entender que letramento vai além da decodificação de números e letras, mas promove a formação de um verdadeiro cidadão, com postura crítica. Um cidadão capaz de compreender e interpretar o mundo à sua volta, a fim de se sentir parte integrante da sociedade. Fala-se nessas duas leituras em democratização real do país. E essa depende da educação que é proporcionada ao alunos, que representam os futuros cidadãos brasileiros. Devemos formar pessoas que não sejam dominadas e nem tão pouco conformadas com o que lhes é oferecido em todos os aspectos.
E para complementar essas leituras vimos em didática questões importantes do planejamento, levando em consideração essa leitura de mundo que os alunos trazem para dentro da sala de aula, seus reais interesses e necessidades. E a didática ainda nos trouxe de forma bem pertinente, questões da intersciplinaridade e globalização.
Conforme conversávamos, eu e Antônio, os textos parecem falar a mesma coisa, e um complementa o outro.

3 comentários:

Luciana disse...

É parece que tu conseguiu fazer um síntese do semestre até aqui.É bem isso mesmo estamos fazendo um bom emarando de informações que podemos considerar significativo para nosso dia a dia.
Abração

Simone disse...

Lidiane que interessante observar essa relação que vocês estabelecem entre as interdisciplinas do semestre. Já tens algumas idéias para o portfólio final do semestre. Um abraço, Simone - Tutora sede

Iris disse...

Olá, Lidi

Concordo com a Luciana e com a Simone, mas fiquei pensando se também encontras relações com o que estamos trabalhando no Seminário.
Abra@os