julho 01, 2007

A memória


A memória, na minha concepção, é tudo que guardamos em nossa mente, vividos por nós que podem ser positivos ou negativos. Essas situações podem vir à tona por um reencontro com pessoas que viveram próximas de nós em determinado momento de nossas vidas, que por algum motivo afastaram-se de nós,ou por imagens, como fotos, vídeos ou registros feitos pelas pessoas. E em certas ocasiões lembramos de coisas que pensávamos já estarem esquecidas. A memória pode ser individual ou coletiva. Como as próprias palavras mesmo dizem, coletiva é aquela memória de situações vividas por um determinado grupo social, geralmente colocados na mídia, em forma de documentários, noticiários. É através dos registros da memória coletiva que se constrói a história.E memória individual representa situações vividas por alguma pessoa em particular.

5 comentários:

Jurema disse...

Olá amiga,saudades.Profundo pensamento,concordo que somos reflexos do nosso eu interior,e pensar que as vezes vemos alguém tão belo,porém de uma feiura intensa interior.

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Lidi!!
Faz tempo que não nos encontramos.
Apareça!Saudades!
Vanessa

Daiane Grassi disse...

Olá Lidi, enquanto lia seu depoimento sobre 'memória' pensava... "E este momento que estamos passando é memória individual ou coletiva?". Penso que os dois. Individual para a história de cada um e coletiva para a sociedade, para o grupo de professores, de tutores, a Universidade em si! 1º Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS, apoiado por recursos tecnológicos... O que você acha? Sente-se orgulhosa em fazer parte?!

Uma ótima semana. Daiane

Caca disse...

Estou com saudades, também gosto um montão de ti. MUIto obrigada por ter lembrado do meu aniversário. Beijos no coraçao!!!
Roselana

Eliane Porto disse...

oi "LINDIANE"!!!hehehe Que coisinha mais lindha tu e a maninha na foto. Tu já foi no blog da mana???Corre lá!!! Ela acabou com tua reputação!hehehe BJSSSSSSSS