Esse blog foi utilizado por mim durante minha trajetória no Pead e ao longo do tempo farei alguns registros do meu trabalho enquanto bibliotecária da Escola Betinho em Alvorada
dezembro 26, 2008
novembro 26, 2008
novembro 25, 2008
Organização do Ensino Fundamental
novembro 21, 2008
novembro 19, 2008
Projetos Temáticos
Neste semestre trabalhamos com projetos temáticos. E o meu grupo composto por mim,Antônio, Jurema, Roselana e Sandra trabalhou em cima do tema: relações sociais e afetivas na vida adulta. Temos um sintonia ótima ´na realização das atividades. Utilizamos como instrumentos leituras, vídeos, entrevistas e discussões presenciais e virtuais.
novembro 17, 2008
Projeto de Aprendizagem
Durante este quinto semestre do Pead, elaboramos um projeto de aprendizagem em grupos, utilizando curiosidades dos membros de cada grupo, sobre um determinado assunto. Gostei muito de realizar a pesquisa com meu grupo.O tema escolhido por nós foi: A gargalhada é contagiante? Esse foi o tema final do nosso PA. No iníco da pesquisa buscávamos informações sobre os sentimentos que contagiam, mas a pesquisa tornou-se muito ampla e complexa. Em comum acordo, então decidimos pesquisar somente sobre a contagiante gargalhada. Chegamos a concçusão que é tão contagiante que quanto mais pesquisávamos sobre o tema mais queríamos saber.O resultado de todo nosso trabalho está no nosso wiki: http://manifestacaosentimento.pbwiki.com/
Abaixo coloco algumas descobertas nossas durante a pesquisa:Vale a pena conferir!
O que é a gargalhada?
Em nossas pesquisas, descobrimos que a gargalhada pode ser definida como ação involuntária, vocalizada e rítmica.
Durante a gargalhada nosso sistema respiratório é interrompido pela epiglote, dessa forma a entrada de ar fica irregular, pois nossa laringe fica semi-fechada. Isso nos torna ofegantes, vermelhos e até suados. Enquanto gargalhamos nossos condutos lacrimais são ativados também e por isso lacrimejamos quando nossas gargalhadas são muito prolongadas.
Uma curiosidade: a gargalhada é composta por sons repetidos que podem ser uma variedade de "ha, ha, ha" ou de "ho, ho, ho", mas não há uma mistura desses sons em uma mesma gargalhada.
Descobrimos que rimos porque a gargalhada une as pessoas, fortalece os laços afetivos e além disto indica confiança.
Só gargalhamos quando nos sentimos à vontade e queremos manter ou criar vínculos com os outros. Ao gargalharmos também demonstramos o desejo de não sermos discriminados pelo restante do grupo. Isto pode ser um indício de porque nos sentimos contagiados por uma gargalhada.
Curiosidades:
Pessoas dominantes ou que querem demonstrar poder, utilizam-se muito mais da gargalhada do que os outros indivíduos.
Se em uma discussão um dos envolvidos sorrir, a discórdia é amenizada.
Vou colocar em prática esta informação.
Estamos aprendendo muito com este projeto! Esperamos que também estejas!
Lembras que colocamos, como certeza, que a gargalhada faz bem à saúde? Pois tínhamos razão! Rir é um santo remédio! Faz bem ao corpo e à alma! Te convidamos a ler o que publicamos a respeito! Existem vários sites relacionados a terapia do riso! Neles são relatados os benefícios de uma boa gargalhada.
Em um deles, há referência ao Clube da Gargalhada no Brasil, fundado pela doutora Úrsula Luise Kirchner, de nacionalidade alemã. Ela acredita que rir faz bem à saúde e pode curar o estresse, que segundo ela é o mal do século.
Um dado registrado neste site é de que uma criança sorri aproximadamente 300 vezes por dia enquanto um adulto somente 15 vezes. Precisamos refletir a respeito. Conversando com meus alunos, alguns fatos foram colocados: o adulto é preocupado em trabalhar para sustentar a família, quer sempre mais do que tem, queixa-se o tempo todo de cansaço e reclama muito. Resultado: não tem tempo para aproveitar a vida. Para eles é preciso pouco para dar uma boa gargalhada e ficar mais feliz. Lembrei de um filme, Patch Adams ,onde um médico, interpretado pelo ator Robim Williams, visita seus pequenos pacientes fantasiado de palhaço.
Levar alegria, provocar o riso tem como objetivo a recuperação deles ou, no mínimo,o alívio de suas dores.
outubro 25, 2008
Educar... Rubem Alves
setembro 15, 2008
Participação no fórum de Psicologia
Olá colegas, estive um pouco fora do ar por problemas emocionais! Mas aqui estou para dar minha contribuiçao. Fazendo um leitura das participações de todos, percebi que meu pensamento vai de encontro aos de voces. Quando começa realmente a fase adulta? Quando temos responsabilidades? O que dizer daquelas crianças que mesmo sem querer tem tantas responsabilidades quanto um adulto? O fato é que cada fase de vida é marcada por comportamentos diferentes e por transformações. A questão do convívio é muito importante entre os seres humanos. Pois através dele podemos ter ideia de quais transformações passaremos quando chegarmos em todas as fases da vida. O que me chama muito atenção o quanto voltamos a ser crianças quando atingimos a terceira idade.Seria por carência afetiva, por medo da morte ou por falta da companhia? Com tanta experiencia de vida nessa fase, se analisarmos bem, teremos tanto para ensinar aos mais jovens. Mas quando somos mais jovens isso parece utopia. Que complexo isso ,né? O comportamento humano é cheio de misterios e complexidade, e que começamos a compreender através do nosso comportamento ao atingir cada fase.
Lendo o texto de Maturana, achei muito interessante e concordei com a questao de que a convivencia e o emocional influenciam muito no nosso comportamento e ate mesmo na tomada de decisões. Também avaliei a importancia das nossas reflexoes diarias como forma de analisar quais as atitudes tomar e o momento de tomá-las em nossa vida. Abraços Lidiane
setembro 01, 2008
Para repensar a educação...
agosto 16, 2008
Recomeço!

Na primeira aula presencial desse semestre, conversamos assuntos de extrema importância para a turma.Um deles dizia a respeito do tão sonhado momento para todos aqueles que durante todos esses dias concentraram suas energias em novas aprendizagens, em brigas com a tecnologia e horas de leitura e reflexão: a formatura. Não parei para pensar sobre isso ainda, apesar de tudo, essa situação me parece distante. Mas quando penso no primeiro semestre, nas primeiras atividades e nas minhas dificuldades em realizá-las, avalio quanto tempo já se passou sem que eu percebesse. Mesmo por vezes pensar em desistir, chegamos então a reta final na conquista dos nossos objetivos.
junho 20, 2008
abaixo!Vale à pena!
junho 18, 2008
Relatório do Plano de Estudos
Esse foi um dos motivos que resolvi criar um paln de estudos, para o aperfeiçoamento do uso de novas ferramentas tecnológicas e acessórios no meu blog.
A primeira situação foi quando visitei o blog da minha colega Luciana Dias e percebi que uma de suas postagens trazia várias fotos uma ao lado da outra, em tamanho menor.Compareci ao pólo e solicitei a ajuda da tutora Vanessa.Prontamente atendida começamoa a trabalhar nas minhas fotos. Relato então o passo a passo do processo de organização das fotos: primeiro abre-se o programa Paint;cola-se a foto desejada, previamente salva no computador ou cd;Diminui-se o tamanho na opção formatar, inclinar/alongar;procura-se então outra foto,faz-se novamente o mesmo processo, colando-a ao lado da foto anterior.Assim cola-se quantas fotos quiser e salva-se na opção salvar como, como uma única imagem.Depois é só inserir na postagem do blog.
Conversando com alguns colegas aprendi que para realmente mudar a aparência do blog é necessário,no painel do mesmo, depois de ter feito login,colocar na configuração a opção layout.De acordo comessa configuração podemos escolher um modelo e mudar totalmente sua aparência, através das cores.
Após visitar blog da minha colega Maria Gabriela, fiquei curiosa em saber como havia inserido um mini mural de recados.Entrei pelo dela,no site trocapop.com e em adicionar um elemnto à página HTML/JAVASCRIPT, inseri no meu blog também.
Após intensas pesquisas no site http://www.google.com.br/, descobri como inserirum vídeo do You Tube.E não só coloquei esse vídeo, como criei nesse mesmo site , um vídeo do priemeiro passeio de bicicleta do meu filho, sem rodinhas.
Ainda com a utilização do site Google descobri ouitros sites que continham acessórios para blog.No maisblog.com encontrei relógio, calendário e na mesma opção adiconar um elemento à página, HTML/JAVASCRIPT, adicionei esses dois acessórios ao meu blog.
Nessa mesma opção em slide, consegui inserir no layout um slide com fotos de paisagens naturais.
Em seguida, ao ler os mails da lista descobri como colocar uma lista com os meus marcadores, na minha página.
Visitando o blog do meu colega Glauber, descobri o site http://www.iradio.com.br/ , e inseri uma rádio que tem programa ao vivo durante todo o dia, no meu blog.
E as minhas recentes descobertas foram a lista de links dos meus sites, inseridos já e a mudança do meu crusor.Esse último contei a ajuda da minha colega Lucienne Sobotik e do site maisblog.com .
Coloquei no meu plano de estudos, o prazo de um semestre, e apesar da professora Beatriz achar que foi um tempo muito prolongado, consegui realizar mudanças significativas antes do término desse prazo.
Há alguns dias atrás fui ao pólo pra auxiliar algumas colegas que estavam com dificuldades.
Durante toda essa minha caminhada solicitei aos colegas, professores e tutores, comentários no meu blog ou wiki, avaliando essas mudanças.Mas poucos atenderam ao meu pedido. E mesmo com esses poucos comentários, avalio de forma bastante positiva as mudanças na minha aprendizagem com o uso das ferramentas tecnológicas e acessórios para blog. Acredito que tive um bom desempenho nesse meu plano de estudos, pois antes eu sabia só o que era básico de uma postagem no mesmo.
junho 07, 2008
Perguntar não ofende, pô!
E como "Santo de casa não faz milagre" , minhas explicações não o convenceram, ao passo que decidiu perguntar para sua professora.E mesmo tendo recebido as mesmas respostas, nela ele acreditou!
junho 04, 2008
Descobertas!!!!



maio 11, 2008
abril 19, 2008
Plano de estudos.
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Pólo Alvorada – Semestre I 2008
Representação do mundo pelas Ciências Naturais
Professor José Francisco Flores
Módulo I-As percepções e representações da natureza
Lidiane Dias Tubino
Após serem divididos em grupos os alunos deveriam:
-Realizar os desenhos individualmente, sem espiar ou copiar dos demais colegas;
-Observar os desenhos dos colegas do grupo, discutir o que observaram.
- Organizar um relatório contendo: quais foram os desenhos mais difíceis de realizar; quais os desenhos ficaram mais semelhantes; e quais foram os desenhos mais diferentes.
Inicialmente é válido salientar que essa atividade trabalhou a concentração dos alunos.
Algumas crianças acharam difícil, sendo que algumas não conseguiram cumprir a regra de não olhar para o trabalho dos colegas.
Desafio:
Como esta atividade pode auxiliar na introdução de temas científicos a serem estudados pelas crianças?
De acordo com leituras feitas, acredito que essa atividade pode auxiliar no sentido de observarmos e avaliarmos que conhecimentos prévios os alunos trazem dos assuntos a serem trabalhados.Pois podemos através dos conhecimentos prévios, problematizar os conteúdos de ciências e desafiar os alunos na discussão dos conceitos científicos.
março 29, 2008
Análise do portfólio
Durante o segundo semestre de 2007, trabalhamos muito na construção do portfólio de aprendizagem. Através dele foi possível analisar com clareza as mudanças na prática de ensino, os avanços alcançados por cada um de nós.
Eu particularmente gostei muito de realizar essa atividade por que ao final dela deu pra perceber exatamante as mudanças ocorridas em mim enquanto profissiol, aluna e colega do pead.Vale salientar que desde que ingressei neste curso, as mudanças estão sendo constantes, tanto na minha profissional quanto na minha vida pessoal.Isso porque diante de tantos desafios e obstáculos, fico radiante em perceber, através das minhas ações e atividades realizadas, o quanto sou capaz de enfrentá-los e o quanto cresci com eles.
Com relação ao meu portfólio final, acho deixei claro as minhas angústias e dificuldades com a tecnologia, e também os avanços que já realizei desde o início do curso até agora nesse aspecto. Já busco outras ferramentas tecnológicas para representar e apresentar melhor os relatórios das atividades realizadas, por exemplo, na minha sala de aula.