junho 24, 2010

Avaliação do estágio PEAD

Nessa última semana, finalizei a carga horária prevista para o estágio do curso PEAD da UFRGS.O estágio foi supervisionado pela professora Denise Comerlato e pela tutora Eliane Gheno. As duas pessoas tiveram um papel especial nessa última etapa do curso, pois foi através do apoio delas que as atividades diárias foram planejadas. E além disso, foi possível manter a calma através das visitas e orientações tranquilas que foram transmitidas por elas.
Fazendo um a breve avaliação do meu estágio, devo dizer que, apesar dos meus onze anos de experiência na rede municipal de Alvorada, as atividades realizadas ao longo do curso PEAD, estiveram o tempo todo presentes durante o meu planejamento semanal das atividades.Isso será levado por mim durante toda a minha carreira na educação.
Desde a construção do projeto de estágio até os últimos planejamentos, cada etapa do percurso foi lembrada.
O grande desafio do curso, a inclusão digital na educação,e foi concretizado por mim com uma turma de quarta série. Penso que ,como isso na minha carreira aconteceu pela primeira vez, tenho muito caminho pela frente de aperfeiçoamento nessa área.
A primeira semana foi um pouco conturbada por que essa atividades do estágio eram um desafio tanto pra mim quanto para turma com o qual estagiei, pois esses alunos ainda traziam consigo as marcas daquele ensino tradicional, onde se utiliza muito o quadro e o giz, e as classes são dispostas uma atrás da outra.
Todas as atividades e leituras do curso já tinham sido praticadas com as turmas anteriores que passaram por mim ao longo do curso.Mas no estágio coloquei em prática todas as aprendizagens efetivadas até o momento, o que englobou os quatro anos dessa trajetória.As marcas deixadas pelo PEAD permanecerão na vida de muitas pessoas, sejam os atores dessa história, os professores e queridos tutores ou alunos que passaram por nós enquanto colocávamos em prática nossas aprendizagens.
O medo, a cumplicidade e a cooperação entre os PEADIANOS estiveram sempre presentes e o crescimento foi visível para todos. As unhas roídas, as noites mal dormidas também nos acompanharam ao longo desses quatro anos.Quem nunca sonhou uma noite sequer com Portfolio, o Workshops, com BEA ou com IRIS?
Mas valeu pelo aprendizado, pelo desafio, pelos cafezinhos e pelas amizades!!!!!
Missão cumprida!!!!Obrigada a todos que fizeram parte dessa história!

Um comentário:

Beatriz disse...

Lidi amiga, seria bom tu colocares algumas evidências de que utilizastes mesmo o material e a postura do curso. Será que o principal foi a inclusão difital onde todos aprendem a operar com as ferramentas ? Ou há algo mais por trás disso? Espero que na questão 2 do portfólio final, possas trazer evidências com as quais possamos avaliar fatos e argumentos que concretizem o curso na tua fala.
Um abração
Bea