maio 17, 2010

Jogos teatrais na escola

Durante o meu estágio do Pead, realizado por mim nesse momento, tenho colocado em meu planejamento atividades bem diversificadas.Dentre elas coloco a música, teatro, produções textuais diversas,construção de painéis de autoria dos alunos, assistimos filmes, trabalhamos com blog entre outras.
Essa semana tive a plena certeza de que nem tudo que dá certo com um a determinada turma se dá da mesma forma com outra, pois interesses são diferentes e talvez a realidade também não seja mesma.Digo isso por que no ano de 2007 quando trabalhavámos com a interdisciplina teatro e educação, realizei com meus alunos, por solicitação do professor dessa disciplina, uma atividade de jogo teatral, que consistia em os os alunos divididos em grupos, prepararem-se como numa pose para foto e o restante da turma deveria adivinhar a que se referia aquela foto. Aqui no meu blog tenho uma postagem sobre essa atividade, no qual leva o título:fui surpreendida pelos meus alunos. E com essa turma realmente deu muito certo, gostaram da proposta e realizaram-na da forma sugerida. Mas realizei com a minha turma de estágio a mesma atividade, do qual os grupos tiravam de um saco amarelo, uma palavra referente a uma brincadeira infantil. Não conseguiram guardar segredo sobre a palavra tirada para que os outros adivinhassem depois a qual brincadeira se referia. E além disso, não entenderam que a cena era sem movimento, tiveram dificuldade em manterem-se parados para uma foto.O interessante é que essa turma tem a mesma faixa etária da anterior.
E por esse motivo fica comprovado que cada professor deve ter seu planejamento específico, mesmo que trabalhe com uma turma de mesma faixa etária de uma outra colega, pois o que serve para uma turma não serve para outra.

Um comentário:

Beatriz disse...

Excelente Lidi, Planejamento tem que ser feito para e com cada turma. Sugiro que, ao falar no teu post anterior de 2007, coloques um link para lá. Fiaquei curiosa para ler mas não tive tempo para procurá-lo. Lembra que teus leitores precisam ter os caminhos facilitados. Um abracao
Bea