outubro 05, 2009

A inclusão

As discussões sobre inclusão já estão acontecendo há algum tempo, mas a verdade é que discursos têm muitos e ações ainda são poucas. Na semana de 30 de setembro à 05 de outubro foi realizada a feira do livro no município de Alvorada. Lá foi aberto um espaço onde se tratava com muito respeito a diversidade. Alunas surdas ministraram durante o evento oficinas de Libras, no qual foi ensinado um pouco do alfabeto manual e da cultura dos surdos para alunos da rede muncicpal e estadual do município. Essas oficinas tiveram a coordenção de uma grande colega ,que tive o imenso prazer em trabalhar por um ano, na escola Betinho. Cheguei, no dia 0 2 de outubro, a conversar um pouco com Alane, uma das oficineiras sobre essa postagem que faria no meu blog, arriscando até mesmo a utilização de alguns sinais no nosso diálogo. Parabéns à Secretaria Municipal de Alvorada pela inciativa e em especial à minha coega Kátia pelo desempenho em desenvolver esse trabalho.

2 comentários:

Simone disse...

Olá Lidiane!
A Ivana tambem fez uma postagem sobre a feira do livro em Alvorada. Interessante como cada uma abordou um aspecto diferente da feira.
Semestre passado tivemos a interdisciplina de Necessidades Especiais e nesse a de Libras. Elas têm possibilitado que vocês reflitam sobre assuntos que vem sendo discutidos sobre inclusão em diferentes lugares, como na feira, por exemplo.
Um abraço, Simone - Tutora sede

Daiane Grassi disse...

Oi Lidiane! Percebemos através de tua escrita, como este é um tema que te apaixonas (libras, necessidades especiais...). Mas não esqueça de que neste semestre também estamos com outras interdisciplinas, que tal trazê-las para teu portfólio também?!
Abração, Daiane.