abril 17, 2009

Mosaico

Este trabalho foi realizado pelos meus alunos de quarta série do ensino fundamental. Primeiramente solicitei que trouxessem de casa fotos suas, sozinhos ou com seus familiares. Contei a história ningué é igual a ninguém de Regina Renó. Discutimos a história e conversamos sobre o que é ser diferente. Começamos o mosaico colando nossas fotos e complementamos o mesmo com fotos de pessoas recortadas de revistas. Após observação do nosso mosaico, produziram textos com o título o que é ser diferente? Os alunos questinonaram o porque de ser difícil de encontrar fotos de pessoas negras em revistas.Esse questionamento rendeu um assunto extenso! Em nossa sala de aula temos uma riqueza de diversidade cultural e os alunos demonstraram bastante criticidade pelo tema.

4 comentários:

Jaqueline Ferreira disse...

Oi,Lidi !
Agradeço sua visita e por se tornar mais uma de minhas seguidoras. Gostei de tudo que vi,o mosaico e o slide ficaram show, deu uma nostalgiazinha(saudade da sala de aula e dos tempos passados),é o início de muitas trocas e aprendizagens.
Bjzão,Jakinha.

Beatriz disse...

Oi Lidi, que bom que já estão agindo na sala de aula. Claro que o negro no Brasil é mais pensado em questão de racismo pela sua história de escravidão. Mas e os outros? Os nordestinos por exemplo? Os japoneses que são discriminados e São Paulo? Os alemães e italianos por serem colonos?

Um abraço
Bea

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Lidi!

Só para te alertar que esqueceste de inserir o marcador nesta postagem.

Abraços,
Vanessa

Unknown disse...

Querida Lidiane!Muita afetividade perpassando teu blog!Desde a mostra da família,da ancestralidade,ao belo mosaico produzido pelos alunos!Parabéns! Abraço e forte Asé,Marilene.