novembro 17, 2008

Projeto de Aprendizagem




Blog de gifs

Durante este quinto semestre do Pead, elaboramos um projeto de aprendizagem em grupos, utilizando curiosidades dos membros de cada grupo, sobre um determinado assunto. Gostei muito de realizar a pesquisa com meu grupo.O tema escolhido por nós foi: A gargalhada é contagiante? Esse foi o tema final do nosso PA. No iníco da pesquisa buscávamos informações sobre os sentimentos que contagiam, mas a pesquisa tornou-se muito ampla e complexa. Em comum acordo, então decidimos pesquisar somente sobre a contagiante gargalhada. Chegamos a concçusão que é tão contagiante que quanto mais pesquisávamos sobre o tema mais queríamos saber.O resultado de todo nosso trabalho está no nosso wiki: http://manifestacaosentimento.pbwiki.com/
Abaixo coloco algumas descobertas nossas durante a pesquisa:Vale a pena conferir!
O que é a gargalhada?
Em nossas pesquisas, descobrimos que a gargalhada pode ser definida como ação involuntária, vocalizada e rítmica.
Durante a gargalhada nosso sistema respiratório é interrompido pela epiglote, dessa forma a entrada de ar fica irregular, pois nossa laringe fica semi-fechada. Isso nos torna ofegantes, vermelhos e até suados. Enquanto gargalhamos nossos condutos lacrimais são ativados também e por isso lacrimejamos quando nossas gargalhadas são muito prolongadas.
Uma curiosidade: a gargalhada é composta por sons repetidos que podem ser uma variedade de "ha, ha, ha" ou de "ho, ho, ho", mas não há uma mistura desses sons em uma mesma gargalhada.


Por que rimos?
Descobrimos que rimos porque a gargalhada une as pessoas, fortalece os laços afetivos e além disto indica confiança.
Só gargalhamos quando nos sentimos à vontade e queremos manter ou criar vínculos com os outros. Ao gargalharmos também demonstramos o desejo de não sermos discriminados pelo restante do grupo. Isto pode ser um indício de porque nos sentimos contagiados por uma gargalhada.
Curiosidades:
Pessoas dominantes ou que querem demonstrar poder, utilizam-se muito mais da gargalhada do que os outros indivíduos.
Se em uma discussão um dos envolvidos sorrir, a discórdia é amenizada.
Vou colocar em prática esta informação.
Estamos aprendendo muito com este projeto! Esperamos que também estejas!
Lembras que colocamos, como certeza, que a gargalhada faz bem à saúde? Pois tínhamos razão! Rir é um santo remédio! Faz bem ao corpo e à alma! Te convidamos a ler o que publicamos a respeito!
Existem vários sites relacionados a terapia do riso! Neles são relatados os benefícios de uma boa gargalhada.
Em um deles, há referência ao
Clube da Gargalhada no Brasil, fundado pela doutora Úrsula Luise Kirchner, de nacionalidade alemã. Ela acredita que rir faz bem à saúde e pode curar o estresse, que segundo ela é o mal do século.
Um dado registrado neste site é de que uma criança sorri aproximadamente 300 vezes por dia enquanto um adulto somente 15 vezes. Precisamos refletir a respeito. Conversando com meus alunos, alguns fatos foram colocados: o adulto é preocupado em trabalhar para sustentar a família, quer sempre mais do que tem, queixa-se o tempo todo de cansaço e reclama muito. Resultado: não tem tempo para aproveitar a vida. Para eles é preciso pouco para dar uma boa gargalhada e ficar mais feliz. Lembrei de um filme,
Patch Adams ,onde um médico, interpretado pelo ator Robim Williams, visita seus pequenos pacientes fantasiado de palhaço.
Levar alegria, provocar o riso tem como objetivo a recuperação deles ou, no mínimo,o alívio de suas dores.

Nenhum comentário: