maio 31, 2007

Finalização de tarefas

Finalmente terminei as tarefas dessa semana, de alfabetização e do seminário integrador II. Agora eu quero mais é relaxar!!!

Agradecimento

Agradeço de coração a todos que me deixaram lindos recados de aniversário!
Obrigado adoro todos vocês

maio 18, 2007

Crianças, o bem da humanudade

Você criança,que vive a correr,é a promessa que vai acontecer...é a esperança do que poderíamos ser...é a inocência que deveríamos ter...
Você criança, de qualquer idade,vivendo entre o sonho e a realidade esparlhem pelas ruas da cidade,suas lições de amor e de simplicidade!
Criança que brinca, corre, pula e grita,mostra ao mundo, como se deve viver cada momento, feliz, como quem acredita em um mundo melhor que ainda vai haver!
Você é como uma raio de luz a iluminar os nossos caminhos,assemelhando-se ao Menino Jesus,encanta-nos com todo teu carinho!
Você é a criança,que um dia vai crescer!É a promessa,que vai se realizar!É a esperança da humanidade se entender!É a realidadeque o adulto precisa ver...e também aprender a ser...

Lauro Kisielewicz

maio 05, 2007

Sábado no pólo






Apesar de tanto outros afezeres, estive no pólo toda a manhã.


Não está sendo nada fácil conciliar família, escola e as atividades do pólo, que estão sendo nos repassadas em grande quantidade e de forma bastante complexa. Mas por enquanto estou firme, e seguindo os conselhos de colegas, professores e tutores para não desistir!Não sei até quando!!!!


Realizei as três primeiras atividades da interdisciplina de Psicologia.Apesar de ter lido os textos, acho que não entendi muito bem o que foi proposto e não sei se fiz de forma correta as relações dos conceitos da psicologia com a minha prática. Confesso que estou bastante preocupada com isso, e em particular com a atividade 2 que de alguma forma me deixou com um vazio.Gosto da psicologia e acho de extrema importância para que eu conheça melhor meus alunos, tendo inclusive a possibilidade de detectar o por que que esses apresentam algumas dificuldades na aprendizagem, que é óbvio que está muito relacionado com a área.Mas estou achando as leituras bastante complexas para relacioná-las com a minha prática.



maio 04, 2007

Recadinho para a prof. Luciane

Acho que depois de tudo isso, vou precisar de análise!!!




Professora tenho a coragem de lhe informar que com aquele monte de textos sobre Freud pra ler, acabo de descobrir que estou ficando histérica.



maio 02, 2007

Mais uma aula presencial

Apesar desse tempinho gostoso para descansar, estamos aqui reunidos no polo para mais uma aula presencial. Mas só estou com uma dúvida, será que teremos aula presencial toda a quarta-feira agora!!!!

abril 18, 2007

Exercitando a observação


Apesar de um ótimo exercício para nossa capacidade de observação, achei um pouco deprimente o filme, principalmente por ser um filme violento e envolvendo crianças. Gostei muito da atividade mas confesso que principalmente aquela cena do carrinho de bebê caindo a escadaria após a morte de sua mãe, não me sai da cabeça! Espero que este semestre tenhamos bastante atividades diferentes como essa!

abril 06, 2007

abril 03, 2007

Feliz pàscoa

Estamos próximo a Páscoa! É tempo de refletir e orar por todos aqueles que necessitam de algum tipo de atenção especial.Medite sobre sua vida e sobre o que podes fazer para melhorá-la!Que nesta Páscoa todas as pessoas tenham um pensamento melhor de amor, paz e perseverança! Feliz Páscoa a todos!!!

março 29, 2007

Agradecimento


Obrigado pelas visitas! Adoro ler os comentários postados!!!!!

Começamos novamente!


Já tivemos nossa primeira aula presencial no dia 26 de março. Gostei muito de rever meus colegas e da sugestão de adotar um bixo! Assim eles iniciarão o curso mais tranquilos do nós. Espero que todos tenhamos sucesso!Sorte a todos os cursistas, tutores, professores e bixos, que tenhamos juntos um ótimo semestre!































































































































































































março 09, 2007

Estamos de volta!!!


Estamos quase voltando! Acreditem se quiserem, tô morrendo de saudades das nossas atividades!!! E vocês?

fevereiro 06, 2007

Agora sim!


Finalmente vou poder aproveitar uns diazinhos das minhas férias! Vou pra praia com a familia. Espero que os dias compensem a minha espera! A todos que ficam por aqui muitos beijos e até a volta!

janeiro 18, 2007

Que delícia!



Nada como estar de férias, só sombra e água fresca!

janeiro 13, 2007

Férias


Finalmente chegaram as tão esperadas férias! Mas o que ainda me deixa anciosa é saber a nota final desse semestre! A todas as colegas, tutoras e professoras de curso boas férias!

janeiro 03, 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Pólo Alvorada
ECS 11
http://www.ufrgs.br/tramse/pead/colaba/2006/12/ecs-atividade-11-grupo.htm

janeiro 02, 2007

Feliz Ano Novo

Que este ano seja de paz, amor e sucesso a todos os colegas de curso, professores e tutores! Àqueles que eu amo, toda a luz e felicidade! Feliz 2007!

dezembro 26, 2006

Desigualdades educativas

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade
Semana 12 Lidiane


No Brasil ainda sofremos muito com as desigualdades educativas. Mesmo com tantos avanços de uma forma geral, as escolas públicas ainda apresentam um ensino muito diferenciado das escolas privadas. A escola pública acolhe a maioria dos alunos, enquanto as escolas particulares são freqüentadas apenas pelas classes dominantes, as com maior poder aquisitivo.
Quem tem maior poder aquisitivo, tem condições de freqüentar as melhores escolas, com um tipo de ensino bem diferenciado entre as escolas públicas.
Infelizmente a qualidade de ensino público depende da boa vontade dos nossos governantes em criar novas políticas educativas que contemplem, valorizem melhores os alunos de classe média baixa e os professores que nele trabalham. Pois os salários dos professores de escolas particulares chegam a ser cinco vezes maior do que os que trabalham em redes públicas, de algumas regiões.
E uma educação, um bom ensino, depende também da valorização do profissional responsável por isso.
O ensino privado não é para todos, está vinculado ao poder de compra, o que exclui alunos de classe média baixa. A mensalidade paga por cada aluno da rede privada é amplamente superior às despesas públicas anuais por aluno do ensino público. Dessa forma há uma precariedade de recursos materiais para a realização de um bom trabalho com essas crianças, pois além desses recursos as escolas ainda devem oferecer alimentação a elas.
E mais lamentável ainda é perceber que as universidades públicas que teoricamente deveriam receber alunos das redes públicas de ensino, têm como principal clientela, alunos das redes privadas pois estes são mais bem preparados para enfrentar os vestibulares. Os alunos das redes públicas ou não chegam a cursar o ensino superior ou tem que trabalhar muito para freqüentar universidades privadas.
A esperança dessas crianças e adolescentes é que o nosso Excelentíssimo Presidente assine o projeto de lei, já votado no parlamento, que reserva a metade das vagas nas instituições federais aos alunos que cursaram o ensino médio nas redes públicas de ensino.

dezembro 07, 2006

ECS 9

ECS Atividade 9
/ GRUPO A Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia a Distância Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Pólo: AlvoradaProfª: Vera CorazzaAtividade: 9
Leitura da semana: Marx e Engels(Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Moraes, 1983).
Grupo: A – Sistema de ensino e divisão do trabalho (pág.15 a 26)ALUNAS:
Adriana Fraga Soares
Aline Bittencourt da Silva
Alexandra Stell Machado
Ana Cláudia Silveira Del Monego
Leonor Guszman Moraes
Lidiane Dias Tubino
Ligia Maria Bastos Steilein
Sandra Bartikoski da Rocha
Solange Molina Sentinger
Sueli Fonseca dos Santos
Nosso trabalho:VERSÃO INICIAL:http://www.ufrgs.br/tramse/pead/colaba/2006/11/ecs-atividade-9-grupo.htm
VERSÃO FINAL:http://www.ufrgs.br/tramse/pead/colaba/2006/11/ecs-atividade-9-grupo_29.htm
posted by sandra @ Terça-feira, Dezembro 05, 2006 0 comments links to this post