agosto 31, 2009

Atividades disparadoras


...Mesmo nós, adultos, tentamos organizar o mundo que está a nossa volta e só podemos fazê-lo baseados no que temos a nossa disposição.( chamamos isso senso comum - traduzido por Iris Tempel Costa)
As atividades foram realizadas em grupo em aula presencial. Nessas atividades, após visitação nas páginas dos colegas, dos outros grupos, encontramos muito o pré-conceito e o senso comum.Os grupos criam suas hipóteses de acordo com as relações e histórias do seus cotidianos. Criam seus personagens deduzindo o sexo, o tipo de doença, idade através do seu lixo residencial. Quando na verdade talvez nem todos esses lixos sejam do personagem criado.
E um dos grupos, inclusive coloca que essa atividades é como aquele produto que "parece mas não é".
Já na segunda atividade , percebi o quanto cada grupo divergiu nas suas necessidades e prioridades ao mobiliar uma casa com a quantia de R$ 10.000,00.Também percebe-se aqui o senso comum, o preconceito, quando os grupos criaram seus personagens que residiam em cada casa como sugerido previamente.E aqui entram as questões que envolvem a construção de projetos.
Temos as pistas e através delas, nós ou os alunos, devem organizar conhecimento, buscando as explicações científicas, que junto ao nosso conhecimento prévio se concretize a aprendizagem. E com isso é importante respeitar as etapas da construção dos projetos:
  • Questão norteadora;
  • As certezas provisórias;
  • Dúvidas temporárias;
  • Desenvolvimento do estudo.

agosto 30, 2009

Recomeçar...



Estamos começando mais um semestre no PEAD,e este tem gostinho de reta final! Tenho pensado todos os dias, repleta de uma alegria indescritível, no nosso último encontro presencial no final de 2010, onde estaremos cara a cara com Dignissímo Reitor e rodeados de pessoas especiais que fazem parte das nossas vidas, para o grande momento, o dever cumprido em alto estilo. As emoções já tomam conta do meu pensamento, e imagino quando for real!!!!
Neste semestre especial contaremos, para nossa formação, com as interdisciplinas: Didática, planejamento e avaliação; Educação de jovens e adultos no Brasil; Língua brasileira de sinais - Libras;Linguagem e Educação; e o inseparável Seminário Integrador.
Concentro minhas expectativas na interdisciplina de Libras, pois já tenho curso de sinais, feito há um tempo atrás, diga-se de passagem muito tempo. Durante dois anos participei do curso de sinais na Escola Especial Concórdia. Realizei esse curso por que cuidava, durante a tarde, de um menino deficiente auditivo, momento muito especial na minha vida, guardado com muito carinho nas minhas lembranças!Posso dizer que ainda arranho um pouquinho nas libras, pois sem a prática acabei esquecendo algumas coisas.Bom semestre a todos!