abril 19, 2008

Plano de estudos.


Este é o link para visualização do meu plano de estudos 2008.
Aproveito para solicitar aos colegas, professores e tutores do Pead,que o leiam e deixem seus comentários no meu blog acerca do conteúdo deste plano.
Universidade Federal do Rio Grande do sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Pólo Alvorada – Semestre I 2008
Representação do mundo pelas Ciências Naturais
Professor José Francisco Flores
Módulo I-As percepções e representações da natureza
Lidiane Dias Tubino

Após serem divididos em grupos os alunos deveriam:
-Realizar os desenhos individualmente, sem espiar ou copiar dos demais colegas;
-Observar os desenhos dos colegas do grupo, discutir o que observaram.
- Organizar um relatório contendo: quais foram os desenhos mais difíceis de realizar; quais os desenhos ficaram mais semelhantes; e quais foram os desenhos mais diferentes.
Inicialmente é válido salientar que essa atividade trabalhou a concentração dos alunos.
Algumas crianças acharam difícil, sendo que algumas não conseguiram cumprir a regra de não olhar para o trabalho dos colegas.
O que me chamou muito a atenção, foi que dentre as palavras mais comuns, o que os alunos conseguiram realizar de forma mais variada, foi a representação da água. Essa foi representada como rio, torneira, mar, regador de flores, chuva, chuveiro, jarra.
Como os desenhos mais semelhantes, observaram o pé, a estrada, a árvore e o coração.E por fim concluíram, quase que unanimemente,que o átomo foi o mais difícil, por que não sabem o que é.
Na avaliação oral feita sobre a atividade, demonstraram motivação e gosto pela mesma.
Desafio:
Como esta atividade pode auxiliar na introdução de temas científicos a serem estudados pelas crianças?
De acordo com leituras feitas, acredito que essa atividade pode auxiliar no sentido de observarmos e avaliarmos que conhecimentos prévios os alunos trazem dos assuntos a serem trabalhados.Pois podemos através dos conhecimentos prévios, problematizar os conteúdos de ciências e desafiar os alunos na discussão dos conceitos científicos.