setembro 25, 2007

Sobre Fanny Abramovich

Eis aqui um link para conhecer um pouco mais de Fanny Abramovich, saiba mais! http://www.vidaslusofonas.pt/fanny_abramovitch.htm

Aula presencial!

Tivemos nesta segunda-feira, dia 24 de setembro, uma aula presencial muito divertida e descontraída.Foram realizadas pelas professoras Neusa, da Interdisciplina Ludicidade e Educação, e Música da Escola com professora Cristina. Foi uma aula inesquecível e muito bom poder brincar sem ter um objetivo didático pedagógico, relembrando fatos da nossa infância através das brincadeiras realizadas por nós.É fato que no início todos nós parecíamos envergonhados em voltar a ser crianças, em dar ritmo as palavras, mas sem dúvida isso é tão importante pra todos nós, que, como dizia a professora Neusa, damos tanta importância, ou nos dedicamos muito ao trabalho e reservamos tão pouco tempo para brincar. De todas as aprendizagens realizadas nesta aula, ficou muito claro em minhas lembranças as palavras ditas pela professora da interdisciplina de ludicidade..."brincadeira é coisa séria, sem o rigor da seriedade..." Ah! Seria tão bom que todos entedessem bem essas sábias palavras, principalmente os pais dos nossos alunos, que gostam mesmo dos cadernos cheios, como se a brincadeira não fizesse parte da formação de um sujeito sério!
Também gostaria de aqui citar o quanto mexeram comigo as atividades de música. Puxa, professora Cristina fiquei tão balançada com meus pensamentos e lembranças da minha vida, do qual a música esteve presente, que custei a pregar o olho na cama!As músicas vinham acompanhando as lembranças, tanto boas como ruins, e era como se minha vida passasse num telão cercada de lindas trilhas sonoras!
Dedicarei parte dos meus aprendizados nesta interdiscilplina ao meu filho Nícolas, que tem apenas cinco anos e é, desde bebê, apaixonado pela música!Devo deixar aqui registradas as minhas enormes expectativas para este semestre!!!

A arte de contar histórias!!!!


Essas foram as minhas participações no forum sobre contação de histórias


25/09/2007 19:24:47
LIDIANE DIAS TUBINO

Tenho uma turma de quarta série pela manhã e a tarde sou bibliotecária onde realizo contação de histórias com alunos das séries iniciais. Amo muito essa atividade e por sorte minha tenho uma paralela no turno inverso na biblioteca que é um show! Estamos sempre pesquisando histórias novas para as diferentes faixas etárias e construindo todo o material para nossas horas do conto. Tentamos diversificar ao máximo as maneiras de contação de cada uma das literaturas, da um trabalhao! Mas ao ver o olhos dessas crianças brilhando ao escutá-las ou até mesmo ao participarem delas, vale muito a pena. Estou adorando este início de semestre e estou, assim como as crianças, ansiosa para ver o final disso tudo!!!

25/09/2007 19:40:53
LIDIANE DIAS TUBINO

Palavras sábias do meu colega Antonio...\\\"todos nos somos contadores de história...\\\" Ou eu me arriscaria dizer... todos nos temos alguma história para contar, seja qual for. Será que os ouvintes irão interessar-se por ela?Isso depende da forma como a contaremos. Basta colocarmos emoção, sentimento e fazer de qualquer história,ainda que fruto da imaginação, da magia, do sonho, se torne realidadeQuisera eu sugerir esta leitura de Fanny Abramovich, para outras colegas das séries iniciais, pois o texto mostra como fazer uma gostosa contação de histórias. O nome do livro ja e um tanto sugestivo:gostosuras e bobices. Fanny nos deixa tao a vontade com a situação que por vezes nos parece uma atividade tão fácil e prazerosa de realizar com as crianças. Obrigada pead e professora Suyan por me oprotunizar essa aprendizagem com sabor de sonho, de imaginação. Um abraço Lidiane











setembro 20, 2007

Início de semestre




Iniciamos no Pead, neste dia 18 de setembro de 2007, o segundo semestre de atividades deste corrente ano. Na primeira aula presencial, tivemos as interdisciplinas: literatura infanto juvenil e aprendizagem e artes visuais. Deixo aqui minha satisfação em poder realizar aprendizagens com relação a literatura, sem querer desmerecer as artes visuais. Mas o fato é que sou bibliotecária num dos turnos em que trabalho na escola, onde realizo a contação de histórias com as turmas de séries iniciais. E sinto-me muito gratifcada a cada dia que realizo essa atividade com as crianças.É fato que a leitura transforma os sonhos em realidade, e é possível perceber isso no brilho dos olhos delas, que escutam e participam das histórias contadas. Mas será que somente as crianças gostam de ouvir histórias? Tenho a certeza de que essa resposta é não.Quem nunca pensou no quanto seria bom ter um boneco de madeira que falasse, que pudesse dividir suas alegrias e tristezas? Ou ainda quem nunca sonhou com um príncipe encantado montado num cavalo branco, fazendo um convite de" felizes para sempre" num reino distante, tranqüilo, calmo, lindo, no meio de uma floresta maravilhosa, rodeada da mais pura natureza? Quem de nós em algum momento, apesar de reconhecer as maldades do lobo mau, não ficou penalizado com seu bumbum queimado na lareira, ou com sua barriga cheia de tijolos para que afundasse no lago? Ou quem sabe conhecer aquela bela casa feita de doces no meio da floresta, e poder comê-la todinha sem críticas dos pais? Pense como seria bom ter um grilo falante como consciência, nos alertando dos perigos!Morar com cinco anõezinhos lindos e amigos! Ter como companheira uma bela moça com a pele branca como a neve! Ganhar um sapatinho de cristal de um lindo príncipe rico, e andar numa bela carruagem!!

Poderia citar inúmeras histórias que fariam todas as pessoas que visitassem meu blog viajar no mais puro e sincero mundo dos sonhos.Mas talvez usaria todo esse espaço. Então deixo aqui apenas algumas lembranças gostosas da nossa infância, que podem ser revividas por todos a qualquer moemento, basta mergulhar no mundo da leitura, viajar sem pressa de voltar! Bons sonhos!!!!!!

setembro 17, 2007

setembro 14, 2007

Fiquei muito feliz!


Gostaria apenas de agradecer a todos os professores, tutores da sede e do pólo, e aos colegas que estiveram comigo neste segundo semestre no Pead, pois hoje quero dividir com todos a minha alegria em saber os concetios de avaliação. Durante este semestre estava bem apreensiva com relação as atividades realizadas. Fiquei bastante surpresa em receber meus conceitos A e B nas interdisciplinas, principalmente em história da educação da qual pensei que não estava atingindo aos objetivos propostos. Obrigada a todos que estiveram comigo durante meus momentos de aflição para a realização dessas atividades!Obrigada, obrigada, obrigada!!!!

Quase retomando as atividades!

setembro 04, 2007