outubro 27, 2006

ESC5

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Pólo Alvorada
esc5lidiane


Marx e Engels


Marx era socialista, revolucionário, esquerdista e idealista que se dedicava às causas trabalhistas do Século XIX.
Seu principal colaborador na elaboração das teorias do materialismo histórico e do materialismo dialético
Ambos participavam de tarefas militantes, o que os levou a criar laços cada vez mais profundos com as organizações de trabalhadores de Paris e Bruxelas. O início dessa luta em comum pela causa operária deu-se em setembro de 1844.
"O capital" foi a principal obra de Marx, publicada em 1867, que abordava suas concepções econômicas e socialistas, fazendo críticas ao modo de produção capitalista e suas conseqüências. Essa obra ficou conhecida mundialmente.
Marx e Engels criaram junta, em 1864, a Associção Internacional dos Trabalhadores (AIT). Lutavam pela valorização do trabalho humano.
Marx criticava a essência do capitalismo, a exploração do trabalho pelo Produtor Capitalista. Sua intenção não era apenas contribuir para o desenvolvimento da ciência, mas propor uma ampla transformação política, econômica e social.
Esses movimentos liderados por Marx e Engels, tinham por objetivo, lutar pela igualdade social, por causas justas aos proletariados. E com isso, ficaram conhecidos como "Os defensores da ordem".
Por várias vezes foi expulso de onde residia por ser considerado um perigoso revolucionário. Mas todas essas vezes, recebia apoio até mesmo financeiro, do seu amigo Engels.
Após a morte de Marx, Engels tornou-se o maior líder do Movimento Operário Internacional. Todos os problemas relacionados com a direção do movimento que ante foram divididos com Marx, caíram sobre ele.



Obras publicadas por Marx, tendo Engels como colaborador:


· A sagrada família (1845);
· A ideologia Alemã (1846);
· Manifesto do Partido Comunista (1848).

outubro 24, 2006

Esc 8



Olá pessoal!Esta é a minha imagem.Quem tem igual?

liditubino@gmail.com

outubro 19, 2006

Semana 4 Weber



Os três tipos puros de dominção legitima; Max Weber

O texto aborda quetões de dominação, obediência.A obediência se dá a partir de vários fatores:interesses, vantagens, ou até mesmo por mero costume.Regras, normas e leis criadas e colccadasem prática nas empresas representam o tipo de dominação legal. Quem ordena é o superior e quem obedece são os funcionários, subordinados. Essas regras são cumpridas partindo das exigências, objetivos do cargo que se ocupa em determinada empresa, sem que hajam influências emocionais, interesses pessoais. Isso é o que delimita a disciplina do serviço. devido as condições do mercado de trabalho atual, os dominados, funcionários,submetem-se às normas da empresa até por uma questão de sobrevivência.A dominação legal pode ser pela administração burocrática ou pela burocracia eletiva. A dominação tradicional representa aobediência às pessoas, emprincípio pelas normas criadas e cultivadas pela tradição. Essa obediência, essa fidelidade se deve mais por laços afetivos, emocionais, por vínculos pessoais.Esses dois tipos de dominação são as mais encontradas nos dias de hoje.Nessa modalidade de dominação são apresentadas duas formas distintas em suas características:

1) A estrutura patriarcal de administração, onde os servidores apresentam completa dependência pessoal do senhor;

2) A estrutura estamental, os servidores são pessoas independentes, de posição própria. Sendo essa administração governada por si (autocéfala) e com leis próprias, independentes, livres (autônoma).

A dominação patriarcal é em si, um tipo de dominação tradicional, vista mais precisamente entre famílias, parentes. Existe ainda a dominação carismática, considerada uma das grandes forças revolucionárias da História, mais comum no passado. Essa dominação é determinada pela fé, pelo carisma. O pressuposto para tal dominação è fazer-se acreditar pela "Graça de Deus", sendo esta puramente pessoal.

Particularmente achei essaleitura cansativa e difícil, não tendo a certeza de que entendi de forma correta as idéias do autor.

outubro 17, 2006

Muita atividade


Estive no polo hoje e fiquei apavorada com a quantidade de atividades que temos pra fazer novamente esta semana. Não sei se vou conseguir conclui-las. Tenham piedade de nos na semana que vem, por favor!

outubro 13, 2006

Visitando Blogs Educativos

Visitei os blogs educativos: paginas.terra.com.br/educaçao/guiterres/bogs/zapt, este blog foi criado pela FACED/UFRGS para um projeto de pesquisa.O que u gostei muito foi do poema de Rubem Alves que ilustra os comentarios do trabalho:"Gaiolas e asas." Lamento mais uma vez , que minha escola ainda nao tenha um laboratorio de informatica, pois pelo que percebi podemos trabalhar muitas coisa com nossos alunos atraves de blogs. Inclusive possibilita aos alunos a fazerem registros sobre suas descobertas e compartilhar-las com outros colegas.
Um outro Blog que gostei muito foi o Ano Internacional da Fisica, fisicaporquenao.zip.net e neste o que me chamou atençao foram os blogs censurados no Iraque, em funçao do numero de informaçoes que estavam saindo de la , principalmente do descontentamento das pessoas. Mesmo com tanta tecnologia e liberdade de expressao ainda existem em alguns lugares manipulaçao de informaçoes. Outra coisa bem legal neste mesmo blog, sao as dicas para enviar novos posts e movimentar seu blog. E mais , a informaçao de que um blog de uma Iraquiana virou livro e concorreu a premio. E por essa situaçao fica bem claro o quanto sao imprtantes as informaçoes contidas num blog e como sao vistas por milhares de pessoas.
Mas o que eu mais gostei de visitar foi o blog www.pr.gov.br/batebyte/ediçoes/2002/bb126/premio2.htm, nele existem comentarios sobre a desigualdade existente ainda na educaçao, por nao existirem em algumas escolas um laboratorio de informatica ( como a minha ). O nome desse blog e Projeto Blogs-Premio Celepar de informartica e cidadania. Este foi um projeto realizado no Parana que previa que todos os alunos e professores das redes municipal e estadual fossem capacitados para a utilizaçao dos laboratorios de informatica das escolas. Isso se deu por que atraves de uma pesquisa dos professores da Universidade do Parana , concluiram que a maioria das escolas que tinham laboratorio de informatica e acesso a internet eram de realidade particular e nao publica, e com isso , criaram uma lei que previa direito a todos estudantes no sentido de aquisiçao de informaçoes de forma igualitaria para todos. Assim, todas as escolas do Parana, municipais e estaduais, passaram a ter acesso a internet. E cada uma delas criaram um blog da escola que e alimentado pelos proprios alunos e professores. Muito enriquecedor para todos envolvidos na educaçao deste estado, uma vez que todos tem acesso as pesquisas e trabalhos realizados em toda rede de ensino.

outubro 11, 2006

Visitei os links educativos. O que mais gostei foi, em primeiro lugar de ver o trabalho inicial dos nossos tutores , foi muito bom. Outra coisa que me deixou bem orgulhosa foi ver que em um dos links um colega, se nao me engano, da area de ducaçao fisica, faz uns comentarios super positivos sobre o nosso curso e o mais legal, apos minha postagem nesse link este professor me mandou um mail agradecendo a visita e motivando-me a continuar. Visitei a Bea e Iris e gostei de ver o blog colaborativo sobre educaçao.Nao entendi muito aquele link com um projeto ,com uma pagina se nao me engano no pbwiki. Mas valeu a visita! Apesar de ter sido um trabalho que me tomou um tempo enorme, gostei mas acho poderia ter menos links para visitaçao, pois desta forma poderiamos aproveitar bem mais a visita.Um abraço a todos queme visitarem!

outubro 07, 2006


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso de Pedagogia Anos iniciais
Atividade2lidiane

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?

Durkheimconsidera a afirmação de Stuart Mille um pouco ampla. E por ser ampla e diversa é que Durkheim acredita que a educação não tem ainda um conceito específico. Mas demonstra acreditar que a educação é tudo aquilo passado de geração para geração. E sendo assim a educação deve ser realizada tanto em instituições quanto nas famílias de acordo com os interesses do meio em que o indivíduo está inserido.

2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
A primeira definição seria o desenvolvimento harmônico e a segunda teria como objetivo fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si e para seus semelhantes. Nas duas definições o ponto fraco é onde ambas mostram que educação ideal deve ser universal para todos.E para Durkheim a educação deve ser pensada diferente para cada sociedade, de acordo com seus fins, interesses, ou seja, adaptada ao meio em que o indivíduo está inserido.
3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para que possamos conceituar a educação e citar suas necessidades é indispensável a observação histórica, segundo Durkheim.E além disso considera muito importante o estudo, as observações, como o físico estuda a matéria, e o biologista estuda o ser vivo.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral
?Esses fatos podem abranger organização política, crenças religiosas, história familiar, tradições, tendências, classes sociais e até mesmo o espaço geográfico em que está inserido.É a sociedade que determina os objetivos da educação em cada meio social, de uma forma particular ou de um modo geral, determinados por classes sociais e outrso interesses.
5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
A educação deve corresponder um mininimo de estados fisicos e mentais considerados indispensaveis para a sociedade em que este indivíduo esta inserido, e também um minimo de estadosfisicos e mentais onsiderados indispensveis a um grupo social partiular como familia, classe social, profissao.A sociedade em seuconjunto, e cada meio particular é que determinam este ideal a ser realizado.
6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique?
Durkheim conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Entendo que cada indivíduo traz para seu meio social, particularidades educativas adquiridas e herdadas de sua família desde seus antepassados e com a contribuição de cada indivíduo criam- se algumas tendências adaptadas por todos os fatores que regem o meio social de determinados grupos, chamados sociedades.
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Porque a sociedade nada mais é além de um grupo de indivíduos, sendo assim um não sobrevive, não existe sem o outro. E é somente vivendo em sociedade é que nos cobramos valores, tendências, experimentamos diferentes sentimentos, criamos nossas necessidades políticas.A sociedade é o elo de ligação de uma geração a outra que só se dá porque existem os livros, monumentos, instrumentos históricos. Se o homem ignorasse a sociedade e a ciência, retornaria a condição de animal.

outubro 06, 2006

O que fizeram com meu trabalho?


Hoje fiquei bastante chateada, pois entrei na minha página do pbwiki para verificar se tinham comentários sobre a apresentação da minha escola e qual não foi minha surpresa ao ver que alguém, não sei como, excluiu algumas fotos minhas.Claro que não foi de propósito, mas é que deu o maior trabalho e eu estava tão feliz!!!

outubro 05, 2006

Mais uma aula presencial


No dia 04 de outubro tivemos mais uma aula presencial e quando penso que estou entendendo tudo, cai tudo por terra novamente!!